> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Escolas aderem ao programa de uso racional da água


Governo do Estado de São Paulo - 09.12.08

350 escolas da rede aderem ao programa de uso racional da água
Terça-feira, 09 de Dezembro de 2008 às 08h00
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será contratada pela Secretaria da Educação para a implantação do Programa de Uso Racional da Água, o Pura, em escolas do Estado. O anúncio das ações, que faz parte do Projeto Escola de Gestão, e a assinatura do contrato ocorrerão nesta terça-feira, 9, na sede da Secretaria da Educação.

Com a iniciativa, a Sabesp tem como objetivo reduzir o consumo para 124.200 milhões litros/mês em um ano de projeto. O Pura envolve pesquisas de vazamento, instalação de equipamentos economizadores (privadas e torneiras), conscientização por meio da educação ambiental, além da realização de um acompanhamento da meta de redução de consumo com a duração de 6 meses. O encontro contará com a presença da secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Serão investidos cerca de R$ 11 milhões em 350 escolas estaduais da Região Metropolitana do Estado de São Paulo. Os estabelecimentos foram selecionados de acordo com o maior consumo de água no primeiro semestre de 2008.

A Sabesp pretende dar início à aplicação do Pura a partir da primeira quinzena de janeiro. Com base em análises e diagnósticos, a companhia de saneamento poderá determinar o consumo de água e os hábitos dos usuários. De acordo com o perfil de consumo de alunos, professores e visitantes, serão oferecidas alternativas e soluções para a redução do consumo. Atualmente, o gasto é de 138 milhões de litros/mês.

Durante os estudos haverá um monitorado on line, possibilitando identificação de irregularidades no consumo de água. Esse tipo de serviço otimizará eventuais ações corretivas. A redução estimada de 10% corresponde ao volume de água necessário para o abastecimento de mil famílias.

Da Sabesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=101277&c=6&siteID=1

Sabesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader