Para segunda fase da Fuvest |
|
|
g1.globo.com - 15.12.08 |
Para a segunda fase da Fuvest, vestibulando deve organizar estudo
Provas são específicas de acordo com o curso escolhido.
Alimentar-se bem também pode interferir no desempenho.
Do G1, em São Paulo
A menos de 20 dias da continuação do vestibular da Fuvest, e com o Natal e o Ano Novo no meio do caminho, o candidato precisa distribuir bem o seu tempo de estudo para garantir um bom desempenho na segunda fase.
Serão cinco dias de exames. No dia 4 de janeiro, os candidatos fazem a prova de língua portuguesa, que é igual para todos os cursos. As provas das outras disciplinas variam segundo a carreira escolhida. No dia 5, a prova é de história ou química. No dia 6, é a vez de geografia ou biologia. O exame de física acontece no dia 7, e o vestibular termina no dia 8, com a prova de matemática.
Como a segunda fase só tem provas específicas, o vestibulando pode aproveitar os dias que antecedem as provas para focar nos assuntos em que tem mais dificuldade.
A recomendação de professores de cursinhos pré-vestibulares é que o candidato confira o conteúdo cobrado e o peso das notas no manual do candidato e faça uma programação de estudo.
É importante ter em mente que não haverá tempo para fazer uma revisão de todos os assuntos. Verifique, então, os tópicos importantes em que ainda tem dúvidas e foque mais a eles. Professores ressaltam que é importante também descansar: no Natal e no Ano Novo, deixe as apostilas de lado e relaxe um pouco.
Discursivas
Na segunda fase, além da redação, as questões são discursivas. Aproveite para escrever também e não somente ler. Não esqueça de fazer letra legível na prova ou poderá prejudicar o entendimento da sua resposta.
A duração de cada prova é de três horas, com exceção da de português, com quatro horas (incluindo a redação). São dez questões por exame. O candidato terá, então, 18 minutos para resolver cada uma.
Durante o exame da segunda fase, o candidato também não deve ficar pensando no número de pontos obtidos na primeira fase. Claro que aquele com mais pontos na primeira fase teoricamente está na frente, mas o que vale é a soma de pontos das duas etapas. Portanto, ainda há chance, sim, de aprovação.
Alimentação
Preparar-se corretamente para o vestibular também inclui manter uma alimentação adequada, especialmente na véspera da prova. Deve-se evitar a ingestão de comidas gordurosas, que aumentam a sonolência e tiram a concentração. Uma refeição completa pode incluir arroz, feijão, bife e salada.
Ficar em jejum no dia da prova também é altamente prejudicial para o vestibulando. Segundo os especialistas, engana-se o candidato que pensa que ficar sem comer pode evitar algum mal-estar. A fome tira a concentração.
O ideal é que o vestibulando tome um café da manhã reforçado para ganhar mais energia e disposição para a hora da prova. Uma sugestão é tomar um copo de leite ou de iogurte, comer uma fruta e optar por um pão com queijo branco.
Alimentar-se durante a realização do exame também é importante. O vestibulando deve dar preferência a barras de cereais e água, que evitam a hipoglicemia e dão mais energia. Comer chocolate pode, mas com cautela, porque tem um alto teor de gordura.
Os candidatos concorrem a 10.557 vagas na USP, a cem na Santa Casa de São Paulo e a 50 na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (35 para o masculino e 15 para o feminino). Dos 38.606 convocados para a segunda fase, 36.145 têm o ensino médio completo _o restante é formado por treineiros.
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL923005-5604,00-PARA+A+SEGUNDA+FASE+DA+FUVEST+VESTIBULANDO+DEVE+ORGANIZAR+ESTUDO.html
g1.globo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|