> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Identificados problemas em questões da UNIFESP


Folha Online - 18.12.08

Professores identificam problemas em questões de biologia e história da Unifesp

Colaboração para a Folha Online

A prova do primeiro dia do vestibular da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) teve problemas de imprecisão na redação dos enunciados e de revisão em questões de história e biologia, segundo professores de cursos pré-vestibular ouvidos pela Folha Online.

Segundo eles, duas questões de história do Brasil traziam mais de uma alternativa que poderiam ser consideradas corretas. De acordo com o professor Daily de Matos, coordenador de história do curso e colégio Objetivo um dos problemas ocorreu na questão 67.

O enunciado pedia para o aluno apontar o que incluíam as atividades das Bandeiras durante a colonização do Brasil. A alternativa correta pelo gabarito oficial era a C: 'perseguir escravos foragidos'.

'Isso era função do capitão do Mato', afirma Daily. Segundo o professor, se fosse aceitar essa afirmação correta, teria de se aceitar também a alternativa 'B': 'garantir o abastecimento do interior', pois ambas se tratam de atividades indiretas.

O coordenador de história do Anglo Vestibulares, José Carlos Pires de Moura, apontou incorreção também na questão de número 73, que perguntava o que era correto afirmar sobre o período da redemocratização brasileira no período entre 1945 e 1964.

De acordo com o professor podem ser consideradas corretas tanto a alternativa 'A' --eleições diretas para presidente e elaboração de nova Constituição--, tida como correta pela coordenação do vestibular, quanto a alternativa 'B' -alternância política na Presidência e intensa radicalização ideológica.

'Esse tipo de coisa prejudica o aluno mais bem preparado, que fica confuso', disse Moura. Apesar de apontar descuido na redação e revisão da prova, o professor afirmou que, no geral, os assuntos escolhidos para a disciplina estavam bem equilibrados.

Biologia

A questão de número 30 de biologia também foi apontada pelos professores da disciplina como incorreta. O enunciado traz quatro afirmações para o aluno apontar as corretas referentes sobre o processo envolvido na obtenção de energia pelos mamíferos.

A alternativa apresentada como correta no gabarito é a 'E', mas segundo os professores uma das afirmações está errada, pois diz que a quebra de celulose pelos microorganismos produz amido, açúcares e ácidos graxos.

'Está errado, produz glicose', disse o professor de biologia do Objetivo Constantino Carnelos. Segundo ele, faltou capricho na elaboração das questões.

'Não há resposta correta na questão 30. Deveria ser anulada', afirmou o supervisor de biologia do Anglo, Sezar Sasson.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u480779.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader