> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Caminhada espacial russa termina com sucesso


Folha Online - 23.12.08

Caminhada espacial russa termina com sucesso na ISS

da Efe, em Moscou

O astronauta americano Mike Fincke e o cosmonauta russo Yury Lonchakov concluíram nesta terça-feira (23), com sucesso, uma caminhada espacial no exterior da Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais (CCVE) da Rússia.

"O primeiro a retornar ao compartimento Pirs foi o cosmonauta russo. Depois entrou o astronauta americano, que fechou a escotilha", disse o porta-voz do CCVE, Valeri Lindin, citado pela agência "Interfax".

O comandante Fincke e o engenheiro de vôo Lonchakov deixaram o compartimento Pirs às 22h51 (de Brasília), com um atraso de 37 minutos, causado por uma demora na verificação do funcionamento das válvulas reguladoras de pressão.

Segundo o CCVE, a caminhada espacial teve uma duração de cinco horas e 32 minutos, um pouco menos que as seis horas programadas.

Os dois astronautas instalaram a Sonda Langmuir, um instrumento que medirá o potencial eletromagnético em torno do segmento russo da ISS.

Além disso, retiraram o segundo de três contêineres do dispositivo científico russo Biorisk-MSN, instalado na plataforma em 2007. Eles também instalaram no exterior do módulo russo Zvezda --um dispositivo científico para os experimentos EXPOSE-R e Impuls.

Os dois astronautas também fotografaram a antena do cargueiro russo de nova geração Progress M-01M, que apresentou alguns problemas de funcionamento durante seu lançamento, em 26 de novembro.

De dentro da ISS, a astronauta americana Sandra Magnus, a terceira integrante da missão permanente número 18 da plataforma orbital, supervisionou a caminhada espacial de seus companheiros.

A ISS é um projeto de US$ 100 bilhões, que conta com a participação de 16 países.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u482636.shtml

Efe, em Moscou

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader