I. Butantan: visitantes podem tocar em serpentes |
|
|
g1.globo.com - 13.01.09 |
Visitantes podem tocar em serpentes nas férias do Instituto Butantan
Espécies, no entanto, não são venenosas.
Do G1, em São Paulo
O mundo invisível que só pode ser desvendado com a ajuda de um microscópio é uma das atrações da programação de férias do Instituto Butantan, que fica na Zona Oeste de São Paulo. O instituto é a 13ª sugestão de passeio do G1 no mês em que a capital paulista completa 455 anos.
Com a ajuda de monitores e réplicas de vírus em tamanhos tridimensionais, os visitantes aprendem um pouco sobre como funciona a vida que os humanos não conseguem enxergar a olho nu. A exposição “Mundo invisível dos microscópios: biodiversidade e arte” vai até o dia 18 de janeiro.
Outra novidade nestas férias é o projeto “Mão na Cobra só no Butantan”, em que os visitantes podem manipular duas espécies de serpentes que não são venenosas, mas garantem diversão e uma experiência sensorial difícil de esquecer. O objetivo do Butantan não é só impressionar os visitantes, mas desenvolver em cada um a consciência ambiental.
Além das serpentes, o Butantan expõe ainda aranhas e iguanas, entre outros animais vivos. O acervo especial do Museu Histórico é outra atração, pois recria com a ajuda de objetos, fotos e textos o ambiente do instituto durante o início do século 20, época em que os cientistas trabalhavam com muito menos aparatos tecnológicos que hoje em dia.
E por falar em cientistas, vale lembrar que, apesar de atrair visitantes pela diversidade de animais, o Instituto Butantan se destaca por desenvolver estudos e pesquisa na área de biologia e de biomedicina. Esses estudos geralmente estão relacionados, direta ou indiretamente, com a saúde pública. O Butantan realiza missões científicas no Brasil e no exterior e colabora com órgãos públicos, como a Secretaria da Saúde e o Ministério da Saúde, no combate a surtos epidêmicos.
O Instituto Butantan é reconhecido internacionalmente quando o assunto é pesquisa científica de animais peçonhentos, pois, segundo a instituição, é o maior produtor nacional de soros e vacinas e possui uma das maiores coleções de serpentes do mundo, com cerca de 54 mil exemplares.
Serviço :
Instituto Butantan
Avenida Vital Brasil, 1.500, Butantã. Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 16h30. Telefone: (11) 3726-7222, ramal 2206. O ingresso para os museus custa R$ 6, mas estudantes pagam R$ 2,50. Crianças até 7 anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais têm entrada gratuita.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL952872-5605,00.html
g1.globo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|