> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quarta-Feira , 30 de Abril de 2025
>> Notícias
   
 
Pesquisa: livro didático ignora diversidade sexual


O Estado de São Paulo - 15.01.09

Livro didático ignora diversidade sexual, diz pesquisa

AE - Agencia Estado
Tamanho do texto? A A A A
SÃO PAULO - Os livros didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) às escolas públicas ignoram a homossexualidade. É o que mostra pesquisa da ONG Anis, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), financiada pelo Programa Nacional DST/Aids do Ministério da Saúde e feita nos últimos dois anos em 61 das 98 publicações de maior distribuição nos ensinos fundamental e médio.



A fase de avaliação do conteúdo contou com a participação de juristas, sociólogos e pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). O trabalho foi norteado por sete vertentes: sexo, gênero, família, diversidade social, diversidade sexual, reprodução biológica e doenças sexualmente transmissíveis.



A pesquisa também analisou 24 dicionários e concluiu que trazem a homofobia - práticas discriminatórias contra a diversidade sexual - como expressão explícita em seus verbetes. O dicionário da Melhoramentos, por exemplo, usa a definição ?veado, homossexual, pederasta? para o verbete gay. Os livros foram selecionados a partir de uma lista de distribuição enviada pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) - órgão ligado ao MEC - e os dicionários integram o Memorial do Livro (MEC). As informações são do Jornal da Tarde.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,livro-didatico-ignora-diversidade-sexual-diz-pesquisa,307612,0.htm

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader