Memorial da América Latina é opção para férias |
|
|
g1.globo.com - 21.01.09 |
Memorial da América Latina é opção para férias e aniversário de SP
Duas exposições, shows e visitas guiadas são atrações em janeiro.
Do G1, em São Paulo
Visitar o Memorial da América Latina é como entrar em território internacional sem sair de São Paulo. O local fica na região central da capital paulista e é a sugestão de passeio desta quarta-feira (21), dentro da série especial com 31 locais para visitar na cidade no mês em que São Paulo completa 455 anos.
Inaugurado em março de 1989, o Memorial foi criado para desenvolver nos brasileiros a consciência de integração entre os diferentes povos da América Latina, além de promover as manifestações de criatividade e estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países do continente. Além do viés internacional, o Memorial se destaca ainda pela sua arquitetura por ter sido projetado e implantado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Férias
Durante o mês de janeiro, os visitantes poderão conferir duas exposições no Memorial. Uma delas é a “Cenas sacras”, com santos e objetos da religiosidade popular latino-americana. São Longuinho, Santa Izildinha, São Simón, Padinho Cícero, além de anjos e diabos de santeiros paraguaios, fazem parte do acervo.
A outra exposição, “Entre oceanos - 100 anos de aproximação entre Japão e Brasil”, reúne obras de 29 artistas contemporâneos, entre brasileiros, japoneses e nisseis (filho de pais japoneses nascido no Brasil).
SP 455 anos
Para comemorar os 455 anos de São Paulo, o Memorial vai promover shows gratuitos nos dias 24 e 25 de janeiro. No sábado (24), sobem ao palco a Corporação Musical Operária da Lapa, com participação especial da cantora Yara Marques. No domingo (25), dia do aniversário da cidade, é a vez do Quinteto em Preto e Branco, com participações de Dona Inah e Thobias da Vai-Vai.
A circulação pelo Memorial é livre, mas as visitas guiadas podem ser uma oportunidade para descobrir o local na companhia de monitores que conhecem todo o espaço como a palma da mão. A visita dura cerca de 1h30 e começa na Praça Cívica, onde está a escultura “Mão”, uma das poucas projetadas por Oscar Niemeyer e que já virou cartão postal da cidade.
O painel “Tiradentes”, famosa obra de Cândido Portinari, é uma das paradas do percurso. A obra fica no Salão de Atos, que possui ainda outros seis painéis de concreto que contam a história dos povos latino-americanos e que foram feitos pelos artistas plásticos Caribé e Poty.
No Pavilhão da Criatividade, um espaço de 1.600 m², os visitantes podem conferir o acervo permanente do Memorial. São mais de quatro mil peças de artesanato, instrumentos musicais, trajes típicos e objetos religiosos e ornamentais de países que fazem parte da América Latina.
Serviço :
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Adrade, 664, Barra Funda
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h. Entrada gratuita. A visita monitorada também é grátis, mas deve ser agendada com antecedência. Os grupos devem ter no mínimo 10 e no máximo 40 pessoas.
Telefone: (11) 3823-4600.
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL964522-5605,00.html
g1.globo.com
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|