Memorial da Resistência reorganizado abre mostra

Folha Online - 28.01.09

Memorial da Resistência apresenta nova organização e abre mostra

End.: lgo. Gen. Osório, 66, Luz, região central, São Paulo, SP. Grátis. Classificação etária: 12 anos.

As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

da Folha Online

Foi implantado no último sábado (24), o projeto museológico do Memorial da Resistência, instalado na Estação Pinacoteca, na região central de São Paulo, em um edifício que foi ocupado, de 1940 a 1983, pelo Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP).

O museu, que foi inaugurado em 2002, era denominado Memorial da Liberdade. Em agosto de 2007, já integrado à Estação Pinacoteca, ganhou um projeto de reestruturação, que começou em maio de 2008, com a alteração do nome do Memorial da Liberdade para Memorial da Resistência.

Após as mudanças, a programação do espaço foi dividida em quatro eixos temáticos. O Edifício e suas Memórias apresenta os diferentes usos do prédio construído para abrigar escritórios da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana. Já Controle, Repressão e Resistência: o Tempo Político e a Memória exibe um painel com as estratégias de controle, repressão e resistência, desenvolvidas em uma linha do tempo.

A Construção da Memória: o Cotidiano nas Celas do Deops/SP conta com um conjunto de celas que abordam a história do espaço, o processo de implantação do Memorial da Resistência e homenageiam os presos, desaparecidos e mortos em decorrência de ações do Deops/SP. Por fim, Da Carceragem ao Centro de Referência oferece consulta a bancos de dados, objetos e documentos provenientes de dossiês e prontuários produzidos no departamento.

Exposição

Para abrir o programa de exposições do local, entrou em cartaz a mostra "Círculo Fechado: Os Japoneses Sob o Olhar Vigilante do Deops/SP".

A mostra apresenta uma seleção de documentos do arquivo do Deops/SP, evidenciando a perseguição empreendida pela Polícia Política paulista contra a comunidade japonesa durante a Segunda Guerra Mundial.

A exposição tem por objetivo demonstrar que a trajetória dos imigrantes japoneses no Brasil pode também ser conhecida sob o viés da história da repressão e da resistência.

Folha Online