Descoberto túmulo de princesa |
|
|
Jornal da Tarde - 04.03.09 |
Descoberto túmulo de princesa
Pesquisadores japoneses localizam cemitério que guarda tumba de Isis, neta do faraó Ramsés II
Um grupo de cientistas japoneses fez um descoberta histórica. Eles encontraram o cemitério da 19ª dinastia do Novo Império do Egito, que dominou entre (1539-1075 a.C), e a tumba de uma nobre, em Saqqara, a 25 quilômetros ao sul da capital, Cairo.
A equipe do Instituto de Egiptologia da Universidade de Waseda localizou a antiguidade dentro de um local supostamente destinado a serviços funerários.
O sarcófago (túmulo onde se deposita um cadáver, geralmente mumificado para sepultamento, muito usado no Egito Antigo) pertenceu à princesa Ísis, filha do príncipe Setna Kha-em-ust.
Setna Kha-em-ust foi filho de Ramsés II, um dos mais influentes faraós. Ísis, sua neta, cujo sarcófago foi achado pelos pesquisadores durante trabalhos de escavação, era uma jovem famosa por sua beleza e apuro visual.
A nobre também ficou conhecida na história das dinastias faraônicas pelo seu senso estético sofisticado e inovador, pela adoração às joias que usava e pelas vestimentas diferentes que criava.
Em outubro, um grupo de arqueólogos egípcios já havia encontrado cerca de 30 múmias, e pelo menos um sarcófago fechado, no interior de uma câmara funerária com cerca de 4.300 anos. Os pesquisadores encontraram a câmara na parte oeste da pirâmide de Saqqara, datada por volta do ano de 2.650 a.C.
http://txt.jt.com.br/editorias/2009/03/04/int-1.94.6.20090304.6.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|