> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Só 16% dos paulistas fazem atividade física formal


Folha de São Paulo - 09.03.09

Só 16% dos paulistas fazem atividade física formalmente


FERNANDA BASSETE
da Folha de S.Paulo

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que apenas 16% dos paulistas praticam atividades físicas formalmente, em quantidade acima da recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de pelo menos 30 minutos por dia, durante cinco dias por semana. Eles são chamados de "muito ativos".

O resultado é fruto de uma pesquisa realizada em 54 cidades do Estado em 2008. Foram ouvidas 2.600 pessoas com mais de 14 anos. O trabalho foi realizado em parceria com o Celafiscs, que executa o programa Agita São Paulo.

Segundo o professor de educação física Timóteo Leandro de Araújo, um dos coordenadores da pesquisa, as entrevistas foram feitas pessoalmente. Entre as questões, os entrevistados responderam se faziam caminhadas regularmente, atividades moderadas ou rigorosas.

Entre os entrevistados, 3,4% afirmaram ser totalmente sedentários, 16% são irregularmente ativos (praticam menos atividades física do que o recomendado, de maneira desordenada), e 64,6% praticam atividades físicas informalmente.

Segundo a OMS, é considerada atividade física qualquer movimento corporal realizado de forma voluntária e que gere um gasto energético acima dos níveis de repouso -o que inclui, entre outras coisas, subir e descer escadas em vez de usar elevadores, caminhar até a padaria ou trabalhar fazendo algum esforço físico. "Um carteiro que anda oito horas por dia está praticando atividade física informalmente", diz.

De acordo com Araújo, os resultados são positivos porque mostram que as pessoas estão se exercitando, mesmo que informalmente. "Esses 16% de pessoas muito ativas são aquelas que fazem atividade física sete dias por semana. São pessoas que se preparam para fazer o exercício. Mesmo assim, existem 64,6% de pessoas praticando qualquer atividade física e isso é muito bom", afirma.

Para Paulo Zogaib, médico do esporte e professor da Unifesp, os números são positivos. "Ter 64% da população praticando atividade física, mesmo que informalmente, é bastante razoável. Os ajustes fisiológicos que um atleta tem durante uma atividade são os mesmo que acontecem com as pessoas que gastam calorias trabalhando", afirma Zogaib.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u531484.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader