> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Um em cada cinco paulistas é sedentário


Governo do Estado de São Paulo - 12.03.09

SUm em cada cinco paulistas é sedentário, diz pesquisa

Quinta-feira, 12 de Março de 2009 às 10h01

O resultado é fruto de uma pesquisa de campo realizada em 2008 que ouviu 2,6 mil pessoas de ambos os sexos, acima de 14 anos, de diferentes faixas etárias, escolaridade, classes sociais e profissões na cidade de São Paulo e outras 13 regiões do Estado. O trabalho foi realizado em parceria com o Celafiscs, de São Caetano do Sul, entidade não governamental que executa o programa Agita São Paulo, da Secretaria.

Do total de entrevistados, 19,4% não atendem às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o acúmulo de 30 minutos de atividades físicas, que exijam movimento corporal, pelo menos cinco dias por semana.

Os totalmente sedentários, que praticam zero de atividade física, representaram 3,4% dos participantes da pesquisa. Outros 7,4% informaram que realizam atividades em tempo e quantidade de dias insuficientes. E 8,6% erram ou no tempo ou no número de dias em que praticam exercícios.

"Essas pessoas são sérias candidatas a terem problemas de saúde. O sedentarismo é uma doença que leva a outras doenças, como obesidade, infarto e outros problemas cardiovasculares", afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O levantamento também apontou aumento do número de paulistas ativos ou muito ativos fisicamente. Dos entrevistados, 64,7% foram considerados ativos (acumulam pelo menos 30 minutos diários de exercícios), e 15,9%, muito ativos, ou seja, fazem até mais do que o recomendado. Em 2006 a porcentagem dos considerados ativos ou muito ativos foi de 62,1% e 13,4%, respectivamente.

Para a realização do estudo foi aplicado questionário internacional da atividade física (Ipaq - International Phisical Activity Questionnaire). A cidade de Curitiba foi utilizada como área de controle, para efeito comparativo. Lá o índice de ativos, num universo de 400 entrevistados, caiu de 70,5% para 52,8% entre 2006 e 2008, e o de muito ativos subiu de 11,8% para 16,8%. O percentual de curitibanos totalmente sedentários cresceu de 3,9% para 9,8% no mesmo período.

A pesquisa apontou, ainda, que as mulheres continuam sendo mais ativas fisicamente que os homens. Entre os entrevistados do sexo masculino houve 58,3% de ativos e 19,9% de muito ativos. Já entre as mulheres foram 71% de ativas e 11,9% de muito ativas.

Da Secretaria de Estado da Saúde

http://www.saopaulo.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=103567&siteID=1

Secretaria de Estado da Saúde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader