Particulares farão Saresp este ano |
|
|
Jornal da Tarde - 19.03.09 |
Particulares farão Saresp este ano
Renata Cafardo, renata.cafardo@grupoestado.com.br
Os alunos de todas as escolas particulares do Estado de São Paulo terão de participar já neste ano de um exame realizado pelo governo estadual, o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp).A determinação foi aprovada ontem pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
Hoje, apenas a rede estadual de ensino faz a prova e a nota é usada na elaboração do Idesp.
Além da participação obrigatória, as escolas particulares poderão ter de pagar por cada aluno que realizar o exame. Segundo o presidente do CEE, Arthur Fonseca Filho, a decisão de como os custos serão divididos ficará sob responsabilidade da Secretaria do Estado da Educação.
Atualmente, particulares podem fazer o Saresp voluntariamente e pagam R$ 9,88 por aluno. “A avaliação é um serviço para as escolas também, por isso acredito que devem pagar por ele”. Apesar de fazerem o Saresp, as particulares provavelmente não terão um Idesp próprio, já que o índice considera também o fluxo (quantidade de alunos na série correta para a idade), dado que as escolas não são obrigadas a fornecer.
Justificativa
Uma das justificativas para a inclusão da rede particular usada pelo conselho é a de que a Constituição Federal, a estadual e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) dizem que o Estado tem a responsabilidade de avaliar todo o ensino básico. Como o governo já realiza o Saresp, o exame foi o indicado pelo CEE para avaliar todas as escolas.
A prova é feita desde 1996 e já teve diferentes formatos. Hoje, ele avalia todos os alunos da 2ª, 4ª, 6ª, 8ª séries e do 3º ano do ensino médio em português, matemática e ciências. O ensino particular paulista tem atualmente 1.057.004 alunos em 3.777 escolas de ensino fundamental e 1.930 de ensino médio.
Colaborou Karina Toledo
http://txt.jt.com.br/editorias/2009/03/19/ger-1.94.4.20090319.33.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|