Acesso à água ajuda na redução da pobreza

Agência Brasileira de Notícias - 23.02.09

Acesso à água ajuda na redução da pobreza

VITÓRIA (ABN News) - Com o objetivo de promover ações integradas em relação ao uso e conservação da água, reduzindo o flagelo de milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza, sem acesso à água potável, aos serviços de saneamento e atendimento à saúde, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou em sua Assembleia Geral, o período de 2005 a 2015 como a "Década Internacional da Água, Fonte de Vida".

A ONU reconhece que a água é fundamental para a redução da pobreza e para a promoção da saúde humana, defendendo uma melhor distribuição e uso desse recurso. Para que os objetivos sejam alcançados, foi formalizada uma pauta de compromissos a serem cumpridos pelos países até 2015. Entre eles, estão a redução pela metade do número de pessoas sem acesso à água potável e o impedimento da exploração não sustentável dos recursos hídricos.

A instituição quer fazer, dessa década, um esforço para que seja ampliado o acesso aos serviços essenciais de saneamento e de saúde entre os povos mais pobres. Dentro das propostas da Década da Água, se destacam alguns temas como a escassez, as condições sanitárias, o meio ambiente e a diversidade biológica, a prevenção de desastres ecológicos, a agricultura e a alimentação, a contaminação e a energia.

Números que preocupam a ONU

- A cada dia, 4 mil crianças morrem de doenças contraídas pela água não tratada.

- No total, incluindo crianças e adultos, mais de 2 milhões de pessoas morrem por ano em decorrência de doenças associadas à falta de água potável e saneamento básico.

- No mundo, 400 milhões de jovens não têm acesso às quantidades mínimas de água limpa necessárias para sobreviver.

- Mais de 2,5 bilhões de pessoas não possuem acesso ao saneamento básico.

- 500 milhões de pessoas vivem em países com escassez de água.

- Mais da metade dos leitos de hospitais em países em desenvolvimento é ocupado por pacientes com doenças associadas à falta de água potável e saneamento.

Propostas para a Década da Água

- Necessidade de investimentos de 11,3 bilhões de dólares para atingir os objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS);

- Um bilhão e meio de pessoas terão que ganhar acesso à água potável e ao saneamento básico, o que significa 100 milhões de pessoas por ano ou 274 mil por dia;

- Igualdade de participação de homens e mulheres nas tomadas de decisões em questões relativas à água;

- Atenção à privacidade e segurança necessárias para mulheres e meninas;

- formas de melhorar o saneamento.

Fonte: ABN News – Agência Brasileira de Notícias [ www.abn.com.br ]

ABN News – Agência Brasileira de Notícias