|
|
Programa Ler e Escrever
O Ler e Escrever é considerado o fio condutor do projeto pedagógico de 1a - 4a séries do ensino fundamental. É um programa estruturado de maneira a garantir as aprendizagens na sala de aula.
Currículo e expectativa de aprendizagem para séries iniciais.
Universitários atuam como professor auxiliar nas séries iniciais de alfabetização para apoiar o professor regente e aprimorar sua formação profissional no ambiente de trabalho.
Convênio com instituições de ensino e oferta de bolsa aos universitários.
Formação continuada dos professores dentro da própria escola com uso da tecnologia da informação.
Distribuição de material de apoio didático-pedagógico para alunos e professores.
Avaliação bimestral dos alunos e programa de recuperação intensiva
Milton Michida
O ano de 2007 foi marcado pelo "Professor Auxiliar" (Projeto Bolsa Escola Pública e Universidade na Alfabetização), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, que busca envolver a rede estadual de ensino e as Universidades, criando um elo de integração que estimula a capacitação dos futuros docentes e também tornar ainda mais completa a assistência dada aos alunos da 1ª série do Ciclo I do Ensino Fundamental.
Em parceria com Instituições de Ensino Superior - que permite a atuação de alunos universitários oriundos dos cursos de Pedagogia, Normal Superior, Letras e Pós-Graduação - o projeto possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos e experiências necessários aos futuros profissionais de educação sobre a natureza da função docente no processo de alfabetização dos alunos de 1a série e, ainda apóia os professores da 1a série na complexa ação pedagógica de garantir a aprendizagem da leitura e escrita a todos os alunos da 1a série.
Nesse contexto, aluno pesquisador tem a chance de confrontar teoria acadêmica e prática escolar, podendo realizar considerações e inferências - excelente oportunidade de crescimento intelectual e qualificação profissional - preenchendo assim, as lacunas da sua formação inicial.
São Paulo faz Escola - Proposta Curricular de SP
5a - 8a séries Ensino Fundamental - 1,9 milhões de alunos beneficiados
Ensino Médio - 1,4 milhões de alunos beneficiados
EJA - 500 mil alunos beneficiados
A partir de 2007, os professores passaram a contar com propostas curriculares para o 1º e o 2º ciclo do ensino fundamental e para o ensino médio, por intermédio da fixação de uma base curricular comum, estruturada e apoiada nas exigências do mundo moderno.
A nova proposta considera os conteúdos básicos para o aprendizado e sugere seu aprofundamento quando a carga horária for maior. Os documentos referentes às propostas curriculares para todas as séries e disciplinas chegam a todas as escolas no início de cada bimestre, para as atividades de planejamento escolar.
O currículo mínimo é a base que, em conjunto com os livros didáticos, direciona o dia-a-dia em sala de aula. As propostas são acompanhadas do "Caderno para os Professores" de todas as disciplinas e séries, e de publicações específicas dirigidas aos gestores. Esse material e um conjunto de vídeos curtos por disciplina, disponibilizados na internet e acessíveis pelos professores na própria escola, subsidiam e orientam as atividades do planejamento. Como os Cadernos serão produzidos por bimestre, poderão ser ajustados e revisados ao longo do ano, a partir da experiência dos professores em sua utilização.
Cadernos serão produzidos por bimestre, poderão ser ajustados e revisados ao longo do ano, a partir da experiência dos professores em sua utilização.
Em 2008, o projeto irá oferecer, também, material de apoio a todos os alunos de 5a a 8a série e de Ensino Médio da rede estadual de ensino.
Recuperação de aprendizagem
Aprimorar o conhecimento e sanar eventuais dificuldades que tenham se estabelecido ao longo dos estudos. Esses têm sido os pilares utilizados pela Secretaria de Estado da Educação para a implementação de recuperação nos três ciclos de ensino (1ª a 4ª e 5ª a 8ª do Ensino Fu
http://www.saopaulo.sp.gov.br/trabalhandoporvoce/educacao-apoio
Secretaria da Educação
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|