> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Professores de 35 escolas estaduais terão auxiliar


Governo do Estado de São Paulo - 27.03.09

Professores de 35 escolas estaduais terão auxiliar na sala de aula


A função de segundo professor será exercida por universitário dos cursos de Pedagogia e Letras, como parte do programa Ler e Escrever.

Professores de 35 escolas estaduais de Sorocaba, que oferecem o ensino fundamental do ciclo 1, de 1ª a 4ª séries, começarão a ter a ajuda do segundo professor em sala de aula a partir de hoje. São universitários de cursos de Pedagogia ou Letras que estudam nas instituições locais, Universidade de Sorocaba (Uniso), Universidade Paulista (Unip) e Uirapuru Superior. Eles atuarão todos os dias, tanto no período da manhã quanto à tarde, cumprindo uma carga horária de vinte horas semanais. Essa iniciativa faz parte do programa Ler e Escrever, da Secretaria de Estado da Educação, que prevê, entre outras ações, a atuação de estudantes universitários para auxiliar os professores dessas turmas na tarefa de garantir a alfabetização das crianças.

Haverá um universitário em cada uma das noventa salas de aula distribuídas nas 35 escolas. Auxiliarão somente os professores do 2º ano ou 1ª série do ensino fundamental. Dependendo de cada universidade, eles poderão contar o tempo de trabalho como estágio para o curso.

Das 35 escolas, 24 possuem exclusivamente o ciclo 1. Ontem, os universitários foram recebidos por uma equipe da Diretoria Regional de Ensino de Sorocaba e tiveram orientação sobre as atribuições e tarefas a serem realizadas ao longo deste ano.

'Trata-se de uma ação importante para o fortalecimento da aprendizagem de leitura e escrita dos alunos da nossa rede, além de ser uma oportunidade de os universitários aprofundarem o currículo, favorecendo na boa formação profissional dos futuros docentes', afirma a dirigente regional de Ensino de Sorocaba, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva.

Ler e Escrever


O projeto Ler e Escrever começou na capital em 2007. Em 2008, foi expandido para cidades da Grande São Paulo e neste ano chega ao interior. O programa é realizado em parceria com instituições de ensino público ou privado, que oferecem cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, ou Letras, com habilitação para Magistério, sempre com alunos cursando a partir do segundo semestre.

Para participar do projeto, a universidade precisa inscrever-se e, depois, os alunos, e apresentar um plano de trabalho que será avaliado pela secretaria. Além do professor auxiliar, o Ler e Escrever tem aulas de recuperação e materiais específicos para uso em sala de aula. Cada universidade participante recebe R$ 500 por mês por classe atendida por professor.


O objetivo do programa é estimular e preparar melhor os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, impedindo que as crianças prossigam os estudos sem desenvolverem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=200151&c=6

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader