Dificuldades na escola e problemas auditivos |
|
|
Agência Brasileira de Notícias - 03.04.09 |
Dificuldades na escola pode ter como causa problema auditivo
SÃO PAULO (ABN News) - As escolas devem estar atentas para um problema sério que pode prejudicar o acompanhamento das aulas e fazer cair o rendimento escolar dos alunos: a perda de audição. É necessário que os professores observem o comportamento e o grau de dificuldade de seus alunos e, se houver suspeitas, mobilizem os pais, alertando-os para possíveis casos de surdez, que muitas vezes passam despercebidos.
É necessário medir a audição das crianças, principalmente no início da fase escolar. Um diagnóstico precoce poderá evitar que esses alunos tenham dificuldades de aprendizagem e até repitam o ano.
"Através do exame audiológico é possível verificar se a criança apresenta uma perda auditiva. A avaliação do especialista também detecta o grau e o tipo de perda auditiva, assim como o local da lesão. Os pais devem estar atentos para as crianças que falam alto, deixam a televisão em volume irritante, apresentam rouquidão crônica, otites de repetição, têm dificuldades na escola, desatenção, distorções na fala e atraso no desenvolvimento da linguagem", explica a fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex.
Para facilitar a vida desses alunos na escola - e também em casa -, o Centro Auditivo Telex lançou no Brasil o "Amigo", sistema FM que permite a comunicação direta entre pais e professores e crianças e jovens que apresentam problemas auditivos. A nova tecnologia pode ser utilizada em várias situações e lugares, mas dentro das salas de aula ela é fundamental para ajudar o aluno com deficiência auditiva a entender com clareza o que o professor está ensinando.
O sistema FM "Amigo", criado pela Oticon - líder mundial na comercialização de aparelhos auditivos -, é composto por um microfone (transmissor) e um receptor. A pessoa que está falando, no caso o professor, utiliza o minimicrofone acoplado à roupa e a sua voz é transmitida diretamente para o receptor que está no aparelho auditivo do ouvinte, que é o aluno. Isso ajuda a cortar qualquer efeito negativo da distância, eco ou ruído de fundo, mantendo o sinal da fala original, alto e claro.
"Com problemas na audição, as crianças têm dificuldades para aprender, já que não ouvem bem nas aulas, têm problemas de relacionamento com colegas e podem apresentar distúrbios de comportamento, como falta de concentração ou retraimento em excesso. Está comprovado que alunos com problemas de audição têm menor rendimento escolar", afirma a fonoaudióloga.
O Centro Auditivo Telex, além de comercializar o "Amigo" e outros aparelhos auditivos, também realiza exames gratuitos de audiometria para comprovação da perda auditiva. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), 7% da população mundial são portadores de alguma perda de audição. Nas crianças brasileiras em idade escolar essa perda auditiva, em variados graus, chega a 10%.
Mais informações pelo telefone 08000-249349 ou através do site www.telex.com.br.
Fonte: ABN News – Agência Brasileira de Notícias [ www.abn.com.br ]
http://www.abn.com.br/editorias1.php?id=45254
Agência Brasileira de Notícias
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|