> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 16 de Maio de 2024
>> Notícias
   
 
Vestibular da Unesp: correção será mais rigorosa


g1.globo.com - 13.04.09

Correção das provas do vestibular da Unesp será mais rigorosa

Cada exame da 2ª fase será avaliado por duas bancas de corretores.

Vunesp irá divulgar boletim de desempenho individual em cada fase.

Fernanda Calgaro
Do G1, em São Paulo


A correção das provas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) será mais rigorosa a partir do vestibular 2010. Cada prova será corrigida por duas bancas, cada uma formada por três avaliadores, em vez de apenas uma banca. Se houver uma discrepância de dois pontos na nota, a prova passará ainda por uma terceira banca de avaliadores.


Isso porque, com a mudança de uma fase única em três dias (aplicada para todos) para duas fases, somente uma parte dos candidatos fará a segunda etapa, o que deixa menos provas a serem corrigidas. Como será mantido o número de corretores, a ideia é que a avaliação seja ainda mais criteriosa.


"Ao diminuir o número de provas, poderemos aprimorar a forma de avaliar no processo de seleção, colocando mais critérios na correção”, afirma Tania de Azevedo, diretora acadêmica da Vunesp, fundação que realiza o vestibular da Unesp.



saiba mais
Unesp aprova vestibular em duas fases, mas exames serão aplicados em 3 dias Em SP, fórum vai debater mudanças nos vestibulares da USP, Unesp e Unicamp Unesp divulga o calendário do vestibular de meio de ano Unesp implanta sistema digital de empréstimo em suas bibliotecas
--------------------------------------------------------------------------------
"O período de correção e o tamanho das bancas, com três corretores, serão os mesmos. Além de ter um tempo maior, o avaliador poderá fazer uma revisão da correção."


Outra inovação que a Unesp implementa para o vestibular 2010 é o boletim de desempenho individual também para a primeira fase, que poderá ser acessado pela internet. Antes, o candidato só tinha acesso ao seu boletim de rendimento quando o resultado final era divulgado.


"Com isso, a gente espera que o candidato bem classificado continue motivado para a segunda fase e aquele que percebe que está atrás corra atrás do prejuízo", explica Tania.

Índice de ausentes

A Unesp mudou o seu vestibular também na tentativa de controlar melhor o índice de abstenção em suas provas, que aumentava gradativamente no segundo e no terceiro dias. Como a prova do primeiro dia é formada por testes, o candidato conseguia saber, com o gabarito das respostas, se teria chances ou não de passar. Se o desempenho fosse muito aquém, acabava desistindo de fazer as provas dos outros dias, que são discursivas.


No vestibular 2009, dos 75.003 inscritos na Unesp, 10.334 (13,8%) não fizeram a prova de conhecimentos gerais no primeiro dia. Na prova de conhecimentos específicos do segundo dia, 11.641 (15,5%) deixaram de comparecer e, para o exame de português, no terceiro dia, 13.358 (17,8%) não apareceram. Em 2008, esses índices de ausentes foram ainda mais altos: 21,3% no primeiro dia, 23,3% no segundo, e 25,5% no terceiro.


"Queremos ter um controle maior de quem efetivamente presta o vestibular até para ter uma relação candidato-vaga mais próxima da realidade", explica a diretora da Vunesp.

Currículo

O formato da prova também irá mudar. Se antes a prova de conhecimentos gerais era dividida em disciplinas (geografia, história, língua estrangeira -inglês ou francês-, matemática, física, química e biologia), agora não haverá nenhuma separação.


"A mudança da prova da Unesp se deu por conta do fortalecimento do vínculo com o ensino médio. Nós tínhamos um compromisso formal de olhar para o conteúdo programático do ensino médio. Dentro desse aspecto, já eram cobradas questões que abordavam educação física, arte, filosofia, só que esse conteúdo era abordado diluído entre as disciplinas apresentadas, como biologia, química, matemática etc", afirma a diretora acadêmica da Vunesp.


Na primeira fase, a prova de conhecimentos gerais terá 90 questões de múltipla escolha, divididas em três eixos: linguagens e códigos (língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte); ci

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1080437-5604,00-CORRECAO+DAS+PROVAS+DO+VESTIBULAR+DA+UNESP+SERA+MAIS+RIGOROSA.html

g1.globo.com

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader