> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Parque especial abre domingo


Jornal da Tarde - 23.04.09

Parque 'especial' abre domingo

Espaço fica no Pelezão, na Lapa, e é destinado a deficientes para prática de esportes aquáticos

Felipe Oda, felipe.oda@grupoestado.com.br

O primeiro parque aquático público destinado a prática esportiva de cadeirantes e homologado pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão ligado à Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida(SMPED), será inaugurado no próximo domingo, às 10h30, no Clube Escola Lapa, o Pelezão.

Após dois meses de obras e R$ 130 mil investidos, o local recebeu vagas de estacionamento, vestiários, rampas de acesso e corrimãos. “É o único clube público onde o cadeirante pode se locomover do carro até a piscina sem a ajuda de ninguém”, afirma Celso Goldenberg, supervisor de esportes da Subprefeitura Lapa.

Apesar da reforma, Ana Lúcia Camargo Barros, diretora do Pelezão, diz que o clube ainda não oferecerá atividades aquáticas esportivas “adequadas” ao deficiente físico. “Para isso, precisamos de um corpo técnico qualificado, profissionais que trabalhem com as necessidades dos deficientes. E nós não temos”.

Mesmo assim, Goldenberg e Barros pretendem transformar o Pelezão referência em acessibilidade no município. “Ainda não tenho o orçamento fechado, mas acredito que com mais R$ 150 mil, 200 mil é possível adaptar todo o clube”, diz o supervisor.

Atualmente, apenas o complexo aquático sofreu adaptações e só os cadeirantes com mobilidade no tronco e braços têm autonomia para desfrutar a estrutura do local. A intenção da SMPED é estender o acesso aos deficientes visuais e auditivos.

Eduardo Auge, secretário da CPA, garante que outras áreas públicas vem sendo estudadas para passar por “adaptações de acessibilidade” semelhantes. “O projeto no Pelezão serve de base para o futuro da inclusão social e esportiva do deficiente”.

Os interessados em frequentar o clube devem providenciar uma carteirinha na secretaria do local. Uma foto 3x4, cópias e originais do documento de identificação e comprovante de residência deverão ser apresentados.

http://txt.jt.com.br/editorias/2009/04/23/ger-1.94.4.20090423.22.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader