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Currículo do ensino médio será debatido em escolas


g1.com.br - 21.05.09

Novo currículo do ensino médio será debatido em escolas, diz MEC

Dos encontros, deverá sair documento com propostas concretas.

Projeto de eliminar disciplinas depende de aprovação de conselho.

Fernanda Calgaro
Do G1, em São Paulo


O Ministério da Educação (MEC) pretende realizar oficinas em escolas públicas para discutir como será na prática o ensino do conteúdo do ensino médio sem a divisão por disciplinas.

Pela proposta do MEC apresentada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e que ainda depende de aprovação, as 12 matérias atuais seriam distribuídas em quatro grandes áreas: línguas; matemática; exatas e biológicas; e humanas. O objetivo da mudança é atrair o interesse do estudante de ensino médio, área crítica da educação.


“Em vez de fazer a discussão num escritório em Brasília, queremos fazer o debate dentro de uma escola. Aí, a partir dessas oficinas, sairá um documento com propostas concretas. Por exemplo, aula de história pode ser dada dessa maneira e assim por diante”, afirmou ao G1 a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

O projeto do MEC será debatido numa audiência pública a ser realizada pelo CNE no dia 1º de junho, das 13h às 18h. Segundo a secretária, no dia 3 ou 4, a proposta deverá ser votada no plenário do CNE. A idéia é fazer três ou quatro oficinas em agosto.

“Queremos fazer oficinas dentro de uma escola pública de ensino médio para convidar movimentos de jovens e do terceiro setor, além de professores, que são principalmente aqueles que estão atuando, e os alunos”, disse.

A primeira oficina deve acontecer em uma escola da Baixada Fluminense. “Será num sábado, para não atrapalhar as aulas, durante o dia todo, mas queremos os alunos presentes, que são os protagonistas. Com o documento em mãos, pretendemos discutir como a escola funciona na prática, como é ter esse currículo.”

Segundo a secretaria, as outras oficinas seriam realizadas em uma escola do Nordeste, uma do Centro-oeste e outra do Sul. “Queremos escutar muito os alunos e professores, dialogando com quem tem a prática, para não ficarmos restritos ao gabinete.”

A implantação no sistema público de ensino dependerá dos Estados, que têm autonomia para aderir ou não. “Esperamos que haja adesão já a partir do próximo ano letivo. O MEC pretende dar suporte técnico e financeiro, num valor ainda não estimado, para os governos que adotarem as mudanças.


Pelo novo sistema, os alunos terão um conteúdo básico, que inclui línguas, literatura e matemática, e as matérias focadas no seu interesse e na sua aptidão. A secretária de Educação Básica explica que, se um aluno pretender seguir a carreira de engenharia, ele verá o conteúdo de matemática mais aprofundado do que outro que planeja ir para uma área de humanas.

A proposta também vem ao encontro das alterações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá uma divisão por quatro grandes áreas. O MEC também propõe um aumento de 25% na carga horária (de 2.400 horas para 3.000 horas).


http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1161498-5604,00-NOVO+CURRICULO+DO+ENSINO+MEDIO+SERA+DEBATIDO+EM+ESCOLAS+DIZ+MEC.html

g1.com.br

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