Bibliotecas com temas de pesquisa |
|
|
Jornal da Tarde - 29.05.09 |
Temas de pesquisa
Meio ambiente, contos de fadas, ciência e muito mais. Conheça 11 bibliotecas da cidade que reverenciam um assunto específico
Dinho Luiz e Luís Souza
Quem passar hoje (29) em frente ao Parque Trianon, na Avenida Paulista, vai se deparar com um bloco de gelo de 5m por 1,8m, que deve derreter complemente até as 16h. O objetivo desta intervenção não é apenas chamar a atenção para a situação das geleiras da Antártida, mas também celebrar a reinauguração, neste sábado, da Biblioteca Pública Raul Bopp, na Aclimação, cujo acervo e decoração agora priorizam o meio ambiente. A tematização das bibliotecas municipais começou em 2006, com a Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, especializada em poesia. Hoje são oito unidades que, além do acervo geral, têm um vasto material de consulta sobre um tema específico - e uma programação relacionada. Conheça cada uma delas a seguir. E outras três bibliotecas segmentadas da cidade.
Questões pertinentes
Maria Zenita Monteiro, 53, coordena o Sistema Municipal de Bibliotecas. É ela quem ‘tematiza’ as bibliotecas da cidade.
Como escolhem os temas? Consideramos aspectos da região e a vocação do lugar. As bibliotecas de cinema e cultura popular, por exemplo, já tinham núcleos de estudos sobre os temas. A de meio ambiente terá atividades integradas ao Parque da Aclimação.
Criar temas para as bibliotecas é uma maneira de atrair público?
De fato, elas estavam com baixa frequência. Com a requalificação, conquistamos públicos específicos. Hoje, as bibliotecas têm programações extensas, com oficinas de arte, exposições e projeções de filmes.
Qual é o próximo tema?
A cultura negra será o tema da Biblioteca Paulo Duarte, no Jabaquara.
Literatura verde
É muito apropriado que uma biblioteca temática de meio ambiente fique em um parque. A Raul Bopp, que será reaberta neste sábado (30), fica próxima ao lago do Parque da Aclimação.
No acervo e na programação, assuntos como ecossistema, Amazônia e biodiversidade.
Para integrar a biblioteca ao parque, foi construída uma nova rampa de acesso e uma das salas do local foi decorada com palavras que remetem à ecologia.
As estantes que guardam os cerca de 1 mil itens, entre livros, periódicos e vídeos, ganharam nova pintura - agora, são verdes.
A partir das 10h30, uma série de atividades celebra a reinauguração. O acervo temático, contudo, só estará disponível ao público a partir de 5 de junho, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.
O acervo geral da biblioteca, que conta com mais de 30 mil obras, foi mantido e já está disponível para os leitores.
Biblioteca Pública Raul Bopp Rua Muniz de Sousa, 1.155, Aclimação, 3208-1895. 8h/17h (sáb., 8h/16h; fecha dom.). Grátis.
Licença poética
São quatro andares e 27 mil livros em um dos mais modernos espaços públicos de leitura da cidade. A especialidade da Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros, fica clara logo na fachada, onde a palavra ‘poesia’ está estampada em letras gigantes. Do lado de dentro, as mesmas paredes exibem uma colagem de poemas de autores consagrados. Por sua vez, a Biblioteca Haroldo de Campos, na Casa das Rosas, abriga 20 mil livros que eram parte do acervo pessoal do poeta, tradutor e ensaísta.
Biblioteca Haroldo de Campos Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, 3285-6986. 10h/21h (sáb. e dom.,10h/18h; fecha 2ª). Grátis.
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, 3082-5023. 8h/17h (sáb., 8h/16h; fecha dom.). Grátis.
Leitura sonora
Você não precisa ser músico para apreciar o espaço especializado da Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé. São 500 livros sobre a história dos ritmos, partituras e songbooks . O único empecilho é falta de sinalização. Mas vale a pena ter paciência. Ali, você encontra, por exemplo, obras como o livro ‘Serra, Serrinha, Serrano: o Império do Samba’, de Rachel Teixeira, e as biografias dos cantores Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi.
Biblioteca Cassiano Ricardo
Av. Celso Garcia, 4.200, Tatuapé, 2092-4570. 8h/17h (sáb., 8h/16h
http://txt.jt.com.br/editorias/2009/05/29/var-1.94.12.20090529.31.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|