Mostra cinematográfica retrata países do oriente

Agência Brasileira de Notícias - 01.06.09

Mostra cinematográfica retrata países do oriente

SÃO PAULO (ABN NEWS) - A partir desta terça-feira (02/06) até dia 7 de junho, a mostra 3ª Imagens do Oriente reúne parte da produção cinematográfica do Oriente, no Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e CineSesc. Veja a programação.

A mostra 3ª Imagens do Oriente reúne, a partir desta terça-feira (02/06) até 7 de junho parte da produção cinematográfica dos países do Oriente, com a presença de diretores renomados, como Rawan Damen, Massoud Bakshi e Inka Stafrace.

Assolados por guerras internas e externas, países como Irã, Catar e Israel demonstraram resistência artística e cultural produzindo, a partir dos anos 1980, produções significativas no cenário cinematográfico. Resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, o Instituto de Cultura Árabe e o Sesc São Paulo, a mostra 3ª Imagens do Oriente reúne, de 2 a 7 de junho, parte dessa produção, com a presença de diretores renomados. Os filmes são exibidos na Galeria Olido, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) além do CineSesc.

Dia 2, às 20h, o CCSP recebe a diretora Rawan Damen, realizadora de longas premiados como Al Nakba, para uma conversa com o público. Gravado no Catar, em 2008, o documentário é resultado de uma pesquisa feita em arquivos ingleses, no período em que houve a presença do governo britânico na Palestina, entre 1922 e 1948. A tragédia do povo palestino é denunciada por meio de imagens pouco exploradas até então; pela reflexão de estudiosos sobre o papel do mandato britânico na colonização da Palestina; e pela preparação da chamada al nakba (a catástofre). Depois do bate-papo, será exibida a primeira parte do documentário.

Também participa de uma palestra no CCSP, dia 4, às 20h, o diretor iraniano Massoud Bakshi. Além de cineasta, ele é curador do Festival Internacional de Documentários Cinema Verité, no Teerã, e diretor de relações internacionais do Centro de Cinema Documentário e Experimental do Irã, co-realizador da mostra.

Entre os 21 curtas e longas-metragens de ficção, documentário e animação selecionados está também Esperança em um tiro de estilingue (2008), primeiro longa assinado por Inka Stafrace. Natural de Malta, ela imigrou para a Austrália, formando-se em engenharia audiovisual. Instigada pelas crescentes ocorrências de racismo contra árabes e muçulmanos na Oceania, a cineasta foi até a Cisjordânia para tentar descobrir as razões do conflito permanente naquela região.

Programação completa

3ª IMAGENS DO ORIENTE

GALERIA OLIDO / CINE OLIDO / CENTRO / DE 2 A 7 / 10 ANOS /R$ 1

Realização: Prefeitura do Município de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), Sesc/SP. Co-realização: Centro de Cinema Documentário e Experimental (DEFC, Irã).
A mostra será também exibida no Centro Cultural São Paulo.
Todas as projeções têm suporte em DVD.

SENTIMENTOS OCULTOS
(Irã, 2007, 86 min). Dir.: Mostafa Razagh Karimi. Com Mohammad Reza Foroutan, Mahtab Keramati, Atila Pesiani e outros.
Homem casado com uma psiquiatra se apaixona por outra mulher. Ao entregar, sem querer, o endereço da clínica de sua esposa para a amante, surpreende-se com um ângulo diferente e inesperado de observar a vida.
/ Dia 2, 15h. Dia 5, 19h30

DESCALÇO NO PARAÍSO
(Irã, 2006, 85 min). Dir.: Bahram Tavakoli. Com Amin Tarokh, Afshin Hashemi, Houman Seyedi e outros.
Jovem padre procura respostas para suas dúvidas enquanto trabalha em uma clínica para pessoas com Aids.
/ Dia 2, 17h

UMA LUZ NA NEBLINA
(Irã, 2008, 76 min). Dir.: Panahbarkhoda Rezaee. Com Parivash Nazariyeh, Massoud Heshmat, Behrouz Jalili e outros.
Viúva mora com o pai inválido. Ele sugere que ela se case com um vizinho para que possa cuidar da pes

Agência Brasileira de Notícias