> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Observação de aves atrai crianças em São Paulo


Folha Online - 07.07.09

Observação de aves atrai crianças em São Paulo

GABRIELLA MANCINI
colaboração para a Folha de S.Paulo

Eles caminham bem devagar para o ruído não espantar as aves. Usam roupas camufladas e imitam o som dos animais. Tudo para ficar bem perto dos bichos, mirar e disparar: "flash"!

Em vez de espingarda ou estilingue, uma câmera fotográfica é acionada para "capturar" os pássaros.

Crianças de diversas idades participam de atividade de observação de pássaros no parque Villa-Lobos, localizado em São Paulo
São os observadores de aves (chamados de "birders" ou "birdwatchers", em inglês), admiradores que passam horas procurando pássaros, clicando fotos e registrando sons.

Victor Chahin e Fernando Saraiva Rocha da Silva, 13, têm estratégias para se aproximar dos bichos. "Dou zoom na máquina e visto roupa verde para disfarçar", diz Fernando. Já Victor usa o toca-MP3 para gravar o som dos bichos e atraí-los.

Observadores carregam guias de aves, que têm fotos e informações como habitat e alimentação e ajudam a identificar que ave foi encontrada -afinal, há quase 2.000 espécies no Brasil e 10 mil no mundo.

O pai de Giovanna, 9, Edson Endrigo, coescreveu o guia "Aves da Grande São Paulo" (editora Aves e Fotos). Acompanhando as trilhas feitas por ele, ela virou "passarinhóloga" também.

E não é só na mata que se veem pássaros. Na cidade, há pombos nos semáforos e beija-flores na janela. Giovanna é testemunha: "Como acha que eu acordo? Elas são meu despertador".

Para observar
Confira algumas dicas para virar um "birdwatcher":

- Use roupas confortáveis e de cores parecidas com as da mata. Evite cores chamativas, como amarelo e vermelho, pois elas espantam os pássaros.

- Passe protetor solar e repelente contra inseto. Mas eles não devem ter cheiro forte, para não afastar as aves também. Não se esqueça da garrafinha d'água.

- Leve binóculos, um guia de aves e um bloco de anotações para registrar o que viu (nome do pássaro, horário, o que ele estava fazendo, em que lugar foi encontrado). Câmera fotográfica e gravador de som ajudam a registrar a observação e a identificar as aves após a trilha.

- O melhor horário para observar aves é pela manhã, até as 9h, quando elas saem para procurar comida. Depois, com o sol forte e a barriga cheia, as aves se escondem na sombra.

- Nunca entre sozinho em locais desertos, como matas fechadas. Vá sempre com um adulto.


Onde encontrar muitas espécies de aves e "passarinhólogos"

- Trilha das Aves, no parque Villa-Lobos, em São Paulo. www.ambiente.sp.gov.br/parquevillalobos

- Avistar: feira de aves que acontece no parque Villa-Lobos. www.avistarbrasil.com.br

- Trilhas guiadas pelo o biólogo Luccas Longo. www.observaes.blogspot.com

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bichos/ult10006u591670.shtml

Folha Online

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader