A transição do mundo antigo para o mundo moderno |
|
|
g1.com.br - 21.07.09 |
Entenda a transição do mundo antigo para o mundo medieval
Queda do Império Romano costuma ser abordada nos vestibulares.
Professor explica as causas da ruralização da sociedade europeia.
Do G1, em São Paulo
A transição do mundo antigo para o mundo medieval costuma ser bastante lembrada nas questões dos vestibulares.
Recentemente, a Fuvest fez uma questão em que pedia para o candidato analisar a queda do Império Romano, no ano de 476, diante dos povos invasores.
No período que veio a seguir, teve início o processo de formação do feudalismo, em que foram muito marcantes o êxodo urbano e a ruralização da sociedade europeia.
Numa aula em vídeo, Marcus Bianco, professor de história da unidade Paraíso do cursinho COC, em São Paulo, explica que o que levou a economia a se tornar cada vez mais agrária foi a crise do escravismo, agravada pelas invasões bárbaras, que desarticularam as redes comerciais.
"É a falta de mão de obra escrava e a queda na produção e no abastecimento das cidades que geram a crise de fome nas cidades. [Diante disso], o aristocrata se desloca para a sua propriedade rural, a vila romana, carregando atrás de si uma horda de pobres famintos. As invasões bárbaras também contribuíram para desarticular as redes comerciais", explica
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1236565-5604,00-ENTENDA+A+TRANSICAO+DO+MUNDO+ANTIGO+PARA+O+MUNDO+MEDIEVAL.html
g1.com.br
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|