Pais têm dúvida sobre idade certa para matrícula |
|
|
Jornal da Tarde - 23.07.09 |
Pais têm dúvida sobre idade certa para matrícula
A discussão da melhor hora para matricular a criança no ensino fundamental provoca dúvidas e preocupações para os pais. Felipe, de 5 anos, cursa o primeiro ano de uma escola particular de Moema, na zona sul. Pela norma em vigor, esperaria mais um ano para ingressar no fundamental. Mas a convivência com os amigos da educação infantil e o aval da escola pesaram na escolha.
“Meu filho nasceu em novembro e é o último da turma a fazer 6 anos. Ele e seis amigos saíram de uma escola infantil em 2008. Como eu ia dizer para ele que a sala dele é outra, da irmã mais nova de um amigo?”, pergunta a mãe, a microempresária Daniela Zambrana, de 39 anos.
Por cautela, a mãe quis ouvir a escola antes da matrícula. Não encontrou obstáculo. Felipe passou os primeiros meses do ano letivo no mesmo ritmo da classe e já começou a ler e a escrever, como os colegas. “Não quero pressioná-lo. Ele está tendo acompanhamento contínuo e, se precisar, vai refazer o primeiro ano.”
No ensino fundamental de nove anos, os três primeiros compõem o “ciclo da infância”, fase principal de alfabetização.
Para a secretária de educação básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda, é importante respeitar o ritmo da criança. “Algumas crianças vão começar a ler aos 5 anos. Não tem problema, não é proibido. O que não se pode é mudar o currículo da pré-escola, que é educação infantil, para fazê-lo como um currículo de ensino fundamental.”
http://www.jt.com.br/editorias/2009/07/23/ger-1.94.4.20090723.32.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|