> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 01 de Maio de 2025
>> Notícias
   
 
Escola não deve passar lição de casa nas férias


g1.com.br - 23.07.09

Opinião: Escola não deve passar lição de casa para aluno fazer nas férias

Crianças precisam de algum tempo longe das obrigações.

Pai que obriga filho a estudar corre o risco de desmotivá-lo.

Ana Cássia Maturano
Do G1, em São Paulo


As férias de julho estão inseridas no andamento do ano letivo, o que faz com que muitas escolas de nível fundamental ou médio passem algum tipo de trabalho escolar para seus alunos realizarem nesse período.


As leituras são seu prato predileto. Pedem aos alunos que leiam um ou vários livros para início de agosto. Ou então, que façam listas imensas de exercícios de matemática. Pesquisas sobre algum tema também costumam aparecer.


Geralmente, essas iniciativas das escolas não são bem aceitas pelos estudantes. Dá até para entender. Mesmo porque, muito ou pouco, eles se esforçaram durante o primeiro semestre e mantiveram um compromisso diário com a escola e suas atividades. E também tiveram comprometimento com talvez o que seja uma das coisas mais difíceis para a época da infância e adolescência – a aprendizagem escolar. E quando chega o momento das férias... pronto, já tem coisa da escola para fazer.

Se nos colocarmos no lugar deles, podemos compreendê-los melhor. Vamos transpor essa situação para o mundo adulto e imaginar que, após um ano de trabalho, estamos nos preparando para as férias.


Planejamos fazer as coisas que gostamos e não tivemos tempo, que teremos um período sem compromisso algum, para fazermos o que bem entendermos. Aí chega o chefe com alguns trabalhos para serem realizados nesse período de descanso. Não sei se iríamos gostar. Por mais que apreciemos o que fazemos, provavelmente iríamos ficar inconformados e nos sentir explorados.

Com as crianças é até mais intenso esse inconformismo e sentimento de exploração, visto que para elas, devido a idade e imaturidade, os compromissos têm um peso maior. Elas esperam muito mais as férias que os adultos.


Ter atividades de escola nesse período, além do mais, tem grande chance de gerar um conflito dentro das casas dos alunos. Quem vai ter que cobrar a lição são os pais. Vão ter que tirar seus filhos das "férias" para que estudem -missão quase impossível nessa época. O momento que poderia ser bom para a família, que também precisa de um descanso das atividades da ordem das obrigações, vira um tormento.

Pais ansiosos

Se por um lado existem escolas que passam lições, por outro há pais que ficam muito ansiosos com as notas baixas dos filhos e fazem todo um esquema para que eles revejam as matérias, principalmente aquelas que têm mais dificuldade.



Essa criança que não deve estar muito motivada com a escola, vai ficar ainda mais desmotivada. Para ela não vai ter sentido algum fazer as atividades escolares durante as férias. Corre-se o risco de torna-las aversivas.



Pois é, esse é um grande problema: tornar a escola um lugar aversivo e só de obrigações e cobranças, onde o prazer de aprender e conhecer fica perdido ainda mais nesse momento, bastante esperado pelas crianças e necessário. Elas precisam de um tempo longe das obrigações. Férias é o momento que todos precisam para recarregar as baterias e começar uma nova etapa, renovados e descansados.



Seria interessante que os pais não fizessem das férias escolares um tempo de sofrimento para seus filhos, fazendo com que eles aprendessem aquilo que não deram conta no período escolar. Há pouca chance de obterem um resultado positivo.



Além disso, devem ficar atentos para que a escola não passe lições para esse período. Se isso acontecer, conversar com a escola e ver a real importância disso pode ser um bom caminho. Algumas instituições temem que seus alunos esqueçam os conteúdos trabalhados. Se eles realmente os aprenderam, não vão esquecer. E, se isso ocorrer, nada que uma semana de revisão no início do semestre não possa ajudar.



Férias é tempo de descanso e tempo livre. Nada de encher os pequenos com obrigações escolares.


(Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga)

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1239148-5604,00-OPINIAO+ESCOLA+NAO+DEVE+PASSAR+LICAO+DE+CASA+PARA+ALUNO+FAZER+NAS+FERIAS.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader