Enem deste ano será mais difícil, dizem cursinhos |
|
|
folha.uol.com.br - 30.07.09 |
Enem deste ano será mais difícil, dizem cursinhos
da Folha de S.Paulo
da Folha Online
O novo Enem está mais difícil que as versões anteriores por cobrar mais conteúdo, mas se baseia nas matérias dadas no ensino médio, afirmam cursinhos.
Por isso, quem já se prepara para o vestibular conseguirá se sair bem na prova, sustentam os preparatórios. Dois deles analisaram o simulado a pedido da Folha.
"O Enem vai apresentar questões simples, médias e difíceis. O Enem antigo era essa terça parte fácil. Os outros pedaços são os [destinados às questões] mais difíceis", afirmou Carlos Eduardo Bindi, diretor do Etapa.
Segundo ele, a prova está muito mais parecida com um vestibular moderno, como o das universidades estaduais de São Paulo.
"Os assuntos que caíram [no simulado] estão quase todos dentro do nosso material. São questões que o aluno estudou", diz Ari Herculano de Souza, do Dom Bosco (PR), referindo-se ao material dado aos alunos do ensino médio da rede, vinculada ao mesmo grupo do COC.
Souza lembra as semelhanças entre o Enem e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Substituído pelo Enem a partir deste ano, o Encceja avaliava alunos que completaram o ensino médio nos antigos supletivos e sempre teve caráter interdisciplinar.
Simulado
O Inep (órgão do Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira o simulado do novo Enem. São 40 questões, dez de cada área --ciências da natureza, ciências humanas, linguagens e matemática--, acompanhadas de gabarito.
Ciências da natureza
Ciências humanas
Linguagens
Matemática
O Enem deste ano será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em 1.619 municípios. A prova terá, no total, 180 questões e uma redação.
Haverá uma mudança na forma de correção das questões, chamada TRI (Teoria de Resposta ao Item). Elas terão pontuações diferentes, de acordo com o grau de dificuldade e o chamado grau de discriminação, que é a capacidade da questão de separar os alunos mais preparados, segundo Reynaldo Fernandes, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Além disso, o programa de computador medirá a quantidade de acertos ao acaso, ou seja, se o aluno acertou muitas questões apenas chutando.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u602554.shtml
folha.uol.com.br
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|