Programas contra fracasso escolar |
|
|
blog.estadao.com.br - 03.08.09 |
Mais 500 municípios terão programas contra fracasso escolar
Por David Moisés
A partir do segundo semestre de 2009, o Instituto Ayrton Senna começa a capacitar gestores de educação e professores dos 500 municípios brasileiros com pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passarão a aplicar metodologias dos programas Acelera, Se Liga, Circuito Campeão e Gestão Nota 10. Foi um pedido do Ministério da Educação, para que a partir de 2010 os estudantes desses municípios possam tentar superar o atraso da repetência crônica e do baixo desempenho no aprendizado.
Se o Brasil caminha lento na implementação de medidas para melhorar a qualidade da educação, a notícia dada por Viviane Senna indica que esse ritmo pode aumentar.
\"Com programas bem estruturados e focados, pode-se aumentar em até 11 vezes a velocidade com que um município evolui na educação, melhorando a qualidade em direção a um nível compatível com o dos países desenvolvidos\", diz Viviane Senna, baseada na aferição técnica de resultados dos programas que, hoje, já alcançam 2,2 milhões de estudantes em 1,6 mil municípios brasileiros.
A escola se torna útil e instigante para os alunos quando os enroscos da burocracia e da desvalorização do educador cedem espaço a boas metodologias capazes de lidar com a repetência e o atraso, aliadas a uma atualização dinâmica das práticas aplicadas no ensino regular, mais a habilitação de gestores escolares para um uso eficiente dos recursos e da relação com a comunidade, com técnicas e ferramentas adequadas, e, acima de tudo, a capacitação e valorização dos professores.
\"É incrível como uma escola pode se transformar\", diz Viviane, lembrando um caso:
Numa escola, numa turma, professor e aluno repetente conviviam havia anos, sem perspectivas: o professor já não sabia o que fazer, e o aluno já não acreditava que pudesse seguir adiante nos estudos. Um dia esse professor foi capacitado e transferido para uma turma de aceleração, com material didático adequado à idade dos alunos atrasados, com práticas focadas no perfil complexo de adolescentes submersos no fracasso e na falta de expectativas para a própria vida. No ano seguinte, foi a vez do aluno repetente ser transferido para a classe de aceleração, onde reencontrou seu velho professor. Nunca se deram tão bem, nunca o aluno aprendeu tão bem como a partir daquele momento. O ex-repetente se transformou num aluno normal, de ótimo desempenho.
\"A escola é a mesma, as pessoas são as mesmas, os problemas são os mesmos, mas uma mudança de metodologia transformou uma história de fracasso numa história de sucesso\", avalia Viviane.
Para multiplicar essa transformação a ponto de salvar gerações inteiras de alunos, será preciso fazer a mudança chegar a muito mais municípios. É hora de injetar combustível bom no trem da educação brasileira.
http://blog.estadao.com.br/blog/nos/?title=mais_500_municipios_terao_programas_cont&more=1&c=1&tb=1&pb=1
blog.estadao.com.br
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|