No cometa, o berço do homem |
|
|
jt..com.br - 19.08.09 |
No cometa, o berço do homem
Cientistas detectam, em amostras do cometa Wild 2, substância que ajudou a criar vida na Terra
Cientistas da Nasa (agência espacial dos EUA) descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa Wild 2 trazidas à Terra pela sonda Stardust, em 2006.
“A glicina é um aminoácido - substância usada pelos organismos vivos para produzir proteínas. Esta é a primeira vez que é encontrada em um cometa”, afirmou Jamie Elsila, do Centro de Voos Espaciais da Nasa.
A descoberta apoia a teoria de que alguns ingredientes da vida surgiram no espaço e chegaram à Terra pelo impacto de meteoritos e cometas.
Carl Pilcher, diretor do Instituto de Astrobiologia da Nasa, afirmou que a descoberta também respalda a hipótese de que os blocos básicos da vida abundam no espaço, e que a vida no universo é mais comum do que se acredita.
Fórum
Os resultados da investigação dos cientistas americanos foram apresentados durante uma reunião realizada pela Sociedade Química dos EUA, no último fim de semana, e serão publicados em breve pela revista Meteorites and Planetary Science, disse o JPL.
A sonda Stardust atravessou uma densa nuvem e gases que rodeavam o núcleo de gelo do Wild 2 em janeiro de 2004. Desde o princípio, as análises revelaram a presença de glicina nas amostras. No entanto, pelo fato de esse ingrediente existir na vida terrestre, acreditou-se que a malha estava contaminada. “Era possível que a glicina achada tivesse se originado durante a manipulação ou fabricação da cápsula”, explicou Elsila. As novas investigações, porém, descartaram a possibilidade, afirmou a Nasa.
http://txt.jt.com.br/editorias/2009/08/19/int-1.94.6.20090819.8.1.xml
Jornal da Tarde
Para mais informações clique em AJUDA no menu.
|