Quinta-Feira , 28 de Março de 2024

Crianças aprendem a ler e escrever no Acessa SP

Governo do Estado de São Paulo - 24.08.09

Crianças aprendem a ler e escrever no Acessa SP de Mogi Mirim
Monitores ensinam informática para 72 alunos do ensino básico de escola municipal

Professores da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) "Professor Nelson Neves de Souza", de Mogi Mirim, na região de Campinas, ganharam mais um aliado na missão de alfabetizar crianças matriculadas na unidade. Estudantes do segundo ano do ensino fundamental na faixa etária dos 7 anos recebem aulas de reforço e também de iniciação à informática no posto do programa de inclusão digital do governo paulista, Acessa SP, instalado na instituição.

Toda sexta-feira, os monitores Bruno Franco Pereira e João Fernando se revezam nas aulas aplicadas a quatro turmas nos períodos da manhã e tarde. São 72 estudantes que há um mês são estimulados a desenvolver a leitura e a escrita no computador.

As crianças aprendem a digitar nos editores de texto as histórias contadas pelo monitores, tarefa, que segundo Bruno, que exige tempo. "Eles ainda estão se familiarizando com o teclado, o mouse, e também com as palavras. Por isso, é preciso pronunciar cada palavra com calma. Mas já surpreendem pelo fato de conhecerem os caminhos para abrir os programas", destaca.

Para desenvolver as habilidades com o mouse e o teclado, Bruno e João usam jogos interativos na web. A matemática também está na metodologia do projeto. Pela calculadora, as crianças fazem simples operações a partir de exemplos práticos.

Complemento

Para a diretora da Emeb "Professor Nelson Neves de Souza", Valéria Rodrigues de Souza e Silva, o projeto, além de proporcionar a inclusão digital às crianças ainda no início da idade escolar, também desenvolve a criatividade por meio das atividades interdisciplinares. Valéria cita como exemplo o estudo das plantas na sala de aula que se estende no posto do Acessa SP, onde os alunos podem buscar mais conteúdo sobre o tema e também imagens para ilustrar seus trabalhos em pesquisas na internet.

As primeiras turmas do projeto desenvolvido no Acessa SP Mogi Mirim vão concluir o ciclo em aproximadamente dois meses. Segundo Valéria, o objetivo é atender a todos os 330 alunos da escola. Ainda no segundo semestre, a meta é iniciar o projeto com alunos do 1º ano e das turmas de educação infantil nível 5.

"Adequar as atividades curriculares das crianças a iniciação à informática foi uma ótima ideia. Já conversamos com pais que aprovam a iniciativa e comentam a empolgação de seus filhos que relatam as experiências nos primeiros contatos com o computador", afirma.

Programa cobre 58% da região

O Acessa SP está presente em mais da metade dos municípios que compõem a região administrativa de Campinas. São 55 postos instalados em 52 cidades, destes, 20 entregues após 2007, quando teve início o Plano de Expansão do programa, que tem o objetivo de atender a todos os municípios paulistas interessados. Atualmente, há outras 17 unidades em implantação que, depois de instaladas, vão elevar a cobertura na região para 80%.

Juntas, as unidades em funcionamento na região oferecem à população 357 computadores com acesso gratuito à internet banda larga. A cada mês, são realizados aproximadamente 73,9 mil acessos, o equivalente a 13,7% do total de atendimentos realizados em todo o Estado pelo programa no mesmo intervalo.

Da Secretaria de Gestão Pública

Secretaria de Gestão Pública