Sexta-Feira , 29 de Março de 2024

Unesp inicia graduação a distância

Pedagogia será o primeiro curso não presencial do Estado, com 1.350 vagas

Renata Cafardo e Simone Iwasso

Dois anos depois do anúncio de um programa do governo para financiar cursos a distância, o Estado de São Paulo oficializa amanhã sua primeira graduação dessa modalidade. O curso de Pedagogia será oferecido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e terá 5 mil vagas - 1.350 em um vestibular ainda neste ano. Um convênio semelhante com a Universidade de São Paulo (USP) não saiu do papel por desentendimentos entre a instituição e o governo.

A graduação a distância é a área que mais cresce no País - atualmente são 760 mil alunos. Em 2000, eram pouco mais de 1.600 estudantes, segundo números do Ministério da Educação (MEC). O ensino é feito por meio de tecnologias de informação e comunicação, principalmente a internet.

Apesar de serem chamados de cursos a distância, a legislação brasileira impede que eles sejam 100% não presenciais. É obrigatório ter avaliações realizadas com os alunos presentes e atividades com professores tutores. Estudos mostram que os estudantes dessa modalidade têm desempenho semelhante aos dos que cursam a graduação tradicional.

O curso da Unesp de Pedagogia será oferecido somente para professores da rede pública. Dados do Ministério da Educação mostram que 21% dos docentes de ensino fundamental do País não têm curso superior. O processo seletivo para o curso, que terá duração de três anos (3.390 horas/aula), será feito pela Vunesp, fundação já responsável pelo vestibular da universidade. As aulas devem começar em março de 2010.

De acordo com o secretário estadual de Ensino Superior, Carlos Vogt, 40% das atividades serão presenciais, em cerca de 30 polos da universidade localizados na capital e interior. Nesses locais haverá laboratórios de informática, salas de aula e equipamentos para que os alunos assistam aos programas educativos de TV. Os estudantes serão atendidos por professores tutores, que tiram dúvidas e ajudam nas atividades.

Toda a estrutura será bancada pelo governo do Estado, por meio da Universidade Virtual (Univesp), programa criado oficialmente em outubro de 2008. Além do programa na Unesp, a intenção de abrir curso de graduação em Gestão e de inglês e de espanhol no Centro Paula Souza também será anunciada amanhã pelo governador José Serra.

Jornal da Tarde