Bom dia

Centro ganha cinco feiras temáticas

jt.com.br - 26.08.09

Centro ganha cinco feiras temáticas

Os eventos começam na sexta em quatro praças e uma rua. Hoje há 43 feirinhas na cidade

DANIEL GONZALES, daniel.gonzales@grupoestado.com. br

Quatro praças e uma rua do centro da capital começam a ganhar, a partir de sexta-feira, feiras temáticas de artes e antiguidades.

É uma tentativa do governo municipal para impulsionar a revitalização da região, em um complemento ao projeto “Ocupação Cultural” - que prevê apresentações de música, cinema e dança nos mesmos locais - anunciado na semana passada. Em todas as regiões da capital hoje já funcionam 43 feirinhas de artesanato.

A Secretaria Municipal de Subprefeituras convidou expositores de outras quatro feiras centrais (República, Trianon, Liberdade e Bexiga) e também artistas populares ligados a ONGs e entidades sociais para os novos espaços. Serão 175 expositores locais e outros 175 convidados.

As duas primeiras feirinhas, que iniciam já nessa semana, serão as da Praça da Sé e a da Praça do Patriarca (veja quadro). Em um a dois meses, devem iniciar as atividades as do Pátio do Colégio e do Largo São Bento. A quinta e última a abrir será a da Rua do Ouvidor, onde haverá exposição de veículos antigos. Todas as feiras funcionarão das 8h às 18h, às sextas-feiras. Segundo o titular da pasta de Subprefeituras, Andrea Matarazzo, a ideia é “promover a diversidade” no centro da capital. “As feiras atraem um público diferenciado, além do que já trabalha na região”, diz.

Hoje, na região central da cidade, há sete feirinhas: bairro da Liberdade, vão livre do Masp, Parque Trianon, Centro José Bonifácio, Praça da República, Bexiga e Praça Princesa Isabel, esta última a mais nova, operando desde outubro de 2008. A região campeã é a zona leste, com 12 feiras, seguida pelas zonas sul (10), oeste (nove) e norte (cinco). A maioria ocorre apenas nos fins de semana.

Ocupação cultural

O projeto Ocupação Cultural no centro terá início também nesta semana, nos dias 28, 29 e 30. A iniciativa não partiu da administração municipal, mas do diretor-presidente da Editora Empresa das Artes, Fábio Ávila, que diz ter observado a região vazia. O evento, que ganhou o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, volta a ocorrer em outubro (dias 23, 24 e 25) e dezembro (20, 21 e 22).

Todas as atrações serão gratuitas: cinema na Praça da Sé, música no Largo São Bento, dança na Praça do Patriarca, teatro no Largo São Francisco e artes visuais no Pátio do Colégio.

Jornal da Tarde