Sábado , 20 de Abril de 2024

Governo avalia situação de crianças e adolescentes

Governo do Estado de São Paulo - 27.08.09

Governo avalia situação de crianças e adolescentes no Estado

Evento discutirá cenários de abandono, desaparecimento e negligência a crianças e adolescentes

Quais são os fatores que expõem crianças e adolescentes a situações de risco, que muitas vezes resultam em fugas? Como ajudar na identificação e localização do jovem desaparecido, quando este tem alguma deficiência que dificulta a comunicação? E o que fazer para apoiar a família que, muitas vezes, promoveu o tratamento inadequado da criança e do jovem, propiciando o desaparecimento e até mesmo incorrendo no abandono? Para tentar responder a esses e outros questionamentos e contornar situações que favorecem esses cenários a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Fundação Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) realizam nesta quinta-feira, 27, o I Encontro de Assistentes Sociais do Estado de São Paulo para a Dignidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência.

Uma das principais finalidades do encontro é reunir subsídios sobre o cenário estadual de crianças e adolescentes com deficiência em situação de abrigamento ou negligência, abandono e desaparecimento. Para isso, os participantes do evento (assistentes sociais, psicólogos sociais, profissionais da assistência social e dirigentes de organizações públicas e privadas da área, além de professores e estudantes da área) deverão responder a um questionário detalhado sobre o tema. A pesquisa está aberta também aos profissionais da área da capital e do interior do Estado que não puderem participar do evento, mas têm interesse na sua temática. Os dados integrarão o "1º Inventário Internacional de Crianças e Adolescentes com Deficiência, Vítimas de Negligência e Desaparecimento".

A partir da tabulação das respostas dos participantes do encontro ao questionário, será possível também obter um panorama dessa realidade no Estado. Esses dados serão discutidos na "I Jornada Internacional Contra a Violência e Exploração de Crianças e Adolescentes", que acontecerá em outubro. Tomando como base as informações reunidas, será mais factível também o desenvolvimento de políticas públicas sobre a temática.

O I Encontro de Assistentes Sociais conta com o apoio institucional do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e do Instituto de Medicina Física e Reabilitação do Hospital das Clínicas de São Paulo - IMREA. A abertura será coordenada pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella. Estarão presentes representantes do Fundo Social de Solidariedade, do Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo, da Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e Conselho Federal do Serviço Social - CFESS.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência