> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Domingo , 25 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Obras de Tarsila do Amaral retornam ao acervo


Governo do Estado de São Paulo - 27.08.09

Obras de Tarsila do Amaral retornam ao acervo do Governo de SP
Pinturas estavam em exposição na Espanha há seis meses

Depois de seis meses expostas em museus da Espanha, as obras da artista Tarsila do Amaral "Operários", "Religião Brasileira", "Calmaria II", "Retrato de Mário de Andrade" e "Auto Retrato" estão de volta ao Palácio Boa Vista, em Campos de Jordão. As pinturas, que pertencem ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo, estavam em exibição no Museu Fundacion Juan March, em Madri, e na Fundación CaixaGalicia de La Corunã, em Santiago de Compostela.

A obra "Operários", de 1933, é uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro. O quadro será um dos destaques da Sala Especial "Tarsila em família", mostra que começa em 26 de agosto e vai até 31 de janeiro de 2010, no Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão. Estarão expostas as 13 obras de Tarsila que fazem parte da coleção dos palácios, reunidas, pela primeira vez, com obras do acervo da família da artista.

Exemplo maior da artista Tarsila em sua temática social, "Operários" é um dos grandes ícones do Palácio Boa Vista e motivo de orgulho dos moradores do Vale do Paraíba. Dentre as mais de 100 obras expostas em Madri, entre pinturas e desenhos de colecionadores particulares e de museus, destacam-se três dos quadros mais marcantes da carreira de Tarsila: "A Negra", de 1923, "Antropofagia", de 1929 e "Operários", de 1933. Quase 50 mil pessoas viram a mostra. Esta foi a primeira exposição individual da autora na Espanha e apenas a segunda na Europa.

A curadora do Acervo Artístico-Cultura dos Palácios do governo do Estado de São Paulo, Ana Cristina Carvalho, explica que a montagem da "Sala Especial, Tarsila em família" é uma forma de "proporcionar ao visitante do Palácio Boa Vista um olhar ao contexto familiar da artista, que permite apreciar toda a coleção da artista que está no palácio e mais alguns tesouros que a família guarda".

Serviço
Palácio Boa Vista - Campos do Jordão
Endereço: Avenida Adhemar de Barros, 3001
Telefone para Agendamento: (12) 3662-1122
Visitas orientadas: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Ingresso: R$ 5. Entrada gratuita para alunos de escolas públicas, entidades assistenciais com autorização prévia e crianças até 10 anos
Pagam meia-entrada maiores de 60 anos e estudantes com carteirinha.
Mais informações: www.acervo.sp.gov.br
Observação: Quando o Palácio recebe hóspedes oficiais, a área de visitação fica restrita e o visitante paga meia-entrada.

Do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=204215&c=6&q=Obras+de+Tarsila+do+Amaral+retornam+ao+acervo+do+Governo+de+SP

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader