> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 28 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
SP quer Emefs com brinquedos e parquinho


jt.com.br - 03.09.09

SP quer Emefs com brinquedos e parquinho

Prefeitura prevê equipar escolas com itens para incentivar brincadeiras no 1º ano do fundamental

Fábio Mazzitelli, fabio.mazzitelli@grupoestado.com.br

Para atender às necessidades das crianças da antiga pré-escola que serão incorporadas ao ensino fundamental em 2010, a Prefeitura pretende comprar brinquedos ou instalar playgrounds em um quarto das escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) até 2012.

Por força de lei federal, a partir do próximo ano, a rede pública da capital vai ampliar o ensino fundamental de oito para nove anos, atendendo alunos de 6 a 14 anos. Apesar da mudança, a recomendação do Ministério da Educação é para que se preserve no 1º ano o conceito da pré-escola, com foco mais em brincadeiras do que num ensino sistematizado.

Segundo o projeto da Prefeitura aprovado pelo Conselho Municipal de Educação há algumas semanas, a Secretaria Municipal de Educação se propõe a adquirir “acervo inicial de brinquedos para 25% das Emefs no período de 2010 a 2012”. A rede municipal tem 533 escolas desse tipo.

“É bom que isto esteja no papel e se comprometam a fazer isso, mas por que só em um quarto das escolas, e não para todas?”, questiona Silvia de Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, voltado à educação infantil.

Além da previsão de brinquedos e playgrounds, a Secretaria Municipal de Educação assume o compromisso de comprar acervo bibliográfico voltado às crianças de 6 anos, priorizar o atendimento desse alunos nas salas de leitura e estudar a aquisição de mobiliário compatível com todas as faixas etárias atendidas nos nove anos do ensino fundamental.

http://txt.jt.com.br/editorias/2009/09/03/ger-1.94.4.20090903.7.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader