> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Qualidade de vida com alongamentos regulares


Folha de São Paulo 10-09-09

Alongamentos regulares contribuem para uma melhor qualidade de vida

ANDRÉ BENEVIDES
colaboração para a Folha Online

Nos dias de hoje é difícil encontrar quem discorde de que a saúde é um dos itens principais para se alcançar uma qualidade de vida satisfatória. Uma boa alternativa para se começar a levar uma vida mais saudável, por exemplo, é fazer alongamentos regularmente.

Este é um tipo de exercício que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e preparo físico, e não é preciso dedicar muito tempo a isso -- os resultados já aparecem com apenas alguns minutos diários. "Todo exercício é benéfico para a saúde, pois diminui o nível do estresse, aumenta o fluxo sanguíneo nos órgãos e melhora a performance motora", explica o fisioterapeuta Augusto Cesinando de Carvalho, vice-presidente do Crefito-SP (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo) e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

É muito comum, principalmente em escritórios e grandes empresas, que as pessoas trabalhem em funções que exigem que elas fiquem sentadas em frente a computadores por boa parte do expediente. Nestes casos, as dores de coluna e nos membros superiores costumam estar entre as queixas mais recorrentes. Veja aqui alguns alongamentos que podem ajudar nestes casos, apresentados no livro "Superalongamento" (Publifolha, 2009).

No entanto, apesar de existirem exercícios que enfatizam partes específicas do corpo, não é possível trabalhar músculos de forma totalmente isolada, adverte o professor Cesinando: "Não existe um alongamento apenas para a coluna, exercícios deste tipo têm um caráter global. Mesmo um trabalhos direcionados para determinados músculos influenciam no resto do corpo", explica.

E, ainda, se há uma convicção no sentido de cuidar da saúde, é importante ressaltar que somente praticar atividades físicas deste gênero não é suficiente. "Ter um bom alongamento é apenas um dos itens para que uma pessoa seja saudável. É igualmente importante que isso esteja associado a uma prática aeróbica, a um fortalecimento muscular e, claro, a uma alimentação balanceada", complementa.

Mais do que desenvolver atividades pontuais, uma boa saúde é alcançada principalmente pela constância e pela regularidade destes hábitos. Fazer exercícios uma vez por semana - em uma medida adequada, é importante lembrar -- é sempre melhor do que não fazer, mas isso também não trará os mesmos benefícios que uma prática diária oferece. "De qualquer maneira, é preciso se exercitar constantemente, não há resultados no curto prazo. Como em todas as áreas, é preciso manter uma manutenção", conclui.

Veja a seguir um trecho do livro "Superalongamento" que reforça as ideias apresentadas nesta reportagem:

*
Divulgação

Livro traz programa de alongamento para ser desenvolvido diariamente
QUANDO SE ALONGAR
Você pode alongar-se no momento do dia que julgar mais adequado, seja em casa, no trabalho, depois de praticar esporte ou atividade física, por 5 minutos ou 1 hora. Alongue-se quando sentir vontade. Se estiver dolorido, sentado ou em pé por muitas horas, alguns minutos de alongamento lhe farão bem. Fazer alongamento durante o trabalho ajuda a aliviar a tensão e recarrega as energias.

Encontrando tempo para alongar-se
O programa de superalongamento leva em conta o fato de, atualmente, termos pouco tempo livre. Por isso, os exercícios incluídos neste livro foram selecionados para proporcionar os melhores resultados no menor espaço de tempo possível. Não necessitam de equipamentos e podem ser realizados em casa, na academia, no trabalho ou em qualquer lugar ou momento que você julgar necessário relaxar os músculos ou aliviar a tensão. O diferencial do superalongamento é a possibilidade de resultados muito significativos com apenas 10 minutos diários de exercícios.

Especialistas acreditam que alongar-se duas vezes ao dia potencializa os benefícios dessa prática ao máximo e acelera o aparecimento de resultados. Dessa forma, você sentirá mais os benefícios do alongamento

http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u612203.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader