> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Computador interpretará língua de sinais


Folha de São Paulo 14-09-09

Computador interpretará língua de sinais pela primeira vez

da Efe, em Madri
da Folha Online

Pesquisadores da Universidade Politécnica de Madri, Espanha, criaram o primeiro computador capaz de interpretar a língua de sinais utilizada por pessoas com deficiência auditiva.

O sistema, que será submetido a vários testes nesta semana, ficará pronto na próxima segunda-feira (21), de acordo com a instituição.

Sônia Parma/Divulgação

Contação de histórias em Libras, língua de sinais do Brasil; novo computador espanhol traduzirá idioma falado para o de sinais
Ele é capaz de traduzir, por exemplo, as expressões pronunciadas por funcionários públicos no atendimento a deficientes que desejarem renovar a carteira de identidade.

Com a nova tecnologia, segundo a universidade, será dado um grande passo para eliminar as barreiras de comunicação encontradas por pessoas surdas que passam por trâmites administrativos.

O computador realiza o processo de tradução em três fases: reconhece a voz do funcionário ao obter a sequência de palavras pronunciadas, traduz a sequência de palavras e, por fim, reproduz os sinais.

Em cada país, os surdos possuem sua própria língua de sinais. Os brasileiros utilizam a Libras (Língua Brasileiras de Sinais).

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u623702.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader