Sábado , 20 de Abril de 2024

Especial 40 anos do Centro Paula Souza

Governo do Estado de São Paulo 22-09-09

Especial 40 anos do Centro Paula Souza: plano de expansão vai dobrar número de Fatecs até 2010
Para Etecs, meta é chegar a 177 mil alunos

O Centro Paula Souza tem motivos de sobra para comemorar seus 40 anos, não só o título de maior rede de ensino profissional público do País, mas o plano de expansão das Etecs e Fatecs com o maior investimento já feito pela instituição.

A meta é dobrar o número de Fatecs, até 2010, e chegar a 177 mil alunos nas Etecs. Serão 52 unidades das Fatecs (eram 26 em 2006). Atualmente, 47 estão em funcionamento - que representa o cumprimento de 90,38% da meta em apenas dois anos e meio.

No caso das Etecs, eram 126 unidades em 2006, hoje são 166. O Estado vai entregar, ao todo, 100 mil novas matrículas no ensino técnico. Para garantir esse crescimento, deverão ser criadas 33,5 mil novas vagas até o final de 2010. Até o segundo semestre de 2009, já foram criadas 25.338 vagas - 75,6% da meta.

Como parte do Plano de Expansão do Governo de São Paulo, o Centro Paula Souza oferece agora, em uma parceria firmada com a Prefeitura de São Paulo, cursos técnicos em Centros Educacionais Unificados (CEUs). No segundo semestre de 2009, dez CEUs participam do convênio: Quinta do Sol (Cangaíba), Jaçanã, Parque Veredas (Itaim Paulista), Lajeado (Guaianazes), Vila do Sol (Jd. Ângela), Parque Anhanguera, Vila Rubi (Cidade Dutra), Alvarenga (bairro Pedreira), Capão Redondo e Paraisópolis.

Ao todo, foram 600 vagas nos cursos de Contabilidade, Logística, Comércio e Administração, disputadas por 1,6 mil candidatos. Novas vagas ainda devem ser oferecidas no próximo processo seletivo, para o primeiro semestre de 2010.

Confira o calendário para os processos seletivos destas novas vagas e acompanhe as novidades no http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/ ou pelo Twitter seguindo o @paulasouzasp.

Número do Centro Paula Souza

Etecs - 166
Municípios com etecs - 131
Cursos das etecs - 85

Fatecs - 47 (o número não inclui as unidades de Diadema, Ipiranga, capital, e Osasco que serão implantadas em 2010)
Municípios com Fatecs - 45 (sem incluir Diadema e Osasco)
Cursos das fatecs - 46

Expansão de profissionais

Para apoiar a expansão das unidades, foi criado o Plano de Carreiras dos Docentes e Técnicos Administrativos, sancionado por lei, em maio de 2008, pelo governador José Serra. A lei adapta o quadro de pessoal à expansão prevista até 2010 das Etecs e Fatecs da rede, triplicando o número atual de docentes e auxiliares de magistério, além de dobrar a quantidade de técnico-administrativos.

Serão 18.950 cargos públicos para professores e auxiliares e 5.462 para vagas para o administrativo da rede. Em abril deste ano, já foi realizado concurso para preencher mais de 1,7 mil vagas.

Do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Governo do Estado de São Paulo