> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 27 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Professor cego dá aula de superação


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 15.10.09

Professor cego dá aula de superação em escola estadual

Agora

Cego desde os 7 anos por causa de uma meningite, o professor José Carlos da Silva, 46 anos, dá exemplo de superação e serve de inspiração à categoria que comemora sua data hoje. Silva -- que se alfabetizou em uma escola especial, já deu aulas de geografia na rede regular e leciona há 20 anos-- agora alfabetiza 20 alunos cegos em braile. Em uma sala cedida pela Escola Estadual Professora Leda Fernandes Lopes, em Suzano (Grande SP), ele reúne estudantes de idades entre 8 e 50 anos.

O serviço é aberto a moradores da região de Suzano e Ferraz de Vasconcelos (Grande SP). Nas aulas, os alunos aprendem a usar softwares para cegos, mapas em alto relevo e até a andar de bengala. "Tenho aluno que não sai sozinho na rua, porque a família não deixa. Aqui ele aprende a caminhar com a bengala, a pegar o ônibus e o trem", afirma.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a rede tem 16 professores cegos ou com visão subnormal em classes comuns. Existem 1073 classes para alunos cegos no Estado. Para participar, é preciso estar matriculado. Informações no site www.educacao.sp.gov.br.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205390&c=6

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader