Bom dia

estadão.com.br - 16.10.09

USP define bônus para aluno de escola pública

O Estado de S. Paulo

O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (CoG) definiu ontem uma fórmula para compensar a ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na nota do vestibular de alunos de escolas públicas. Pelo Programa de Inclusão Social da USP (Inclusp), o bônus para os alunos que realizassem o Enem poderia chegar a 6%. Como a USP não usará a nota por causa do adiamento da prova, foi definido um cálculo para que os alunos tenham as mesmas chances daqueles que prestaram vestibular em 2008.

Segundo o pró-reitor de graduação substituto, Quirino Augusto Carmello, a fórmula tenta equiparar matematicamente a diferença de dificuldade entre o Enem e a primeira fase da Fuvest. Dela, sairá um porcentual fixo que será usado na primeira e na segunda fase do vestibular. Serão contemplados com bônus que variam de 1,8% a 6% aqueles que fizerem entre 22 e 72 pontos na primeira fase da Fuvest.

FGV

Para não coincidir com as novas datas do Enem (5 e 6 de dezembro), a Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) transferiu seu vestibular para 13 de dezembro. Não houve alteração nas datas das demais provas em São Paulo e no Rio.

O Estado de São Paulo