Sexta-Feira , 29 de Março de 2024

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 19.10.09

Unicamp terá campus \"inclusivo\" em 2010

Jornal de Limeira

A Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), da Unicamp, em Limeira, terá no próximo ano o seu campus aberto à população. A informação é do assessor acadêmico da instituição, Marcos Tognon. Segundo ele, a sede da FCA contará com a Cidade Universitária de Limeira. \"Um campus verde, acessível, que estimule atividades e práticas saudáveis no esporte e no lazer, aberto para a população da cidade e região\", adianta.

No local, haverá sistema de segurança e acesso livre à Internet em todas as áreas do campus. \"Também já prevemos programas de aproveitamento racional dos recursos - como água e energia solar. Estamos no primeiro ano de atividades e nos próximos quatro anos, certamente, será possível verificar grandes e positivas mudanças\", afirma.

De acordo com Tognon, a grande novidade no local fica por conta da implantação da estrutura esportiva, de grande porte, que será planejada segundo as necessidades de ensino e pesquisa dos docentes e estudantes da graduação em Ciências dos Esportes. \"Os projetos já estão em estudo\", diz.

Outra novidade é o Plano de Paisagismo para toda a Cidade Universitária, que contará com grandes áreas de plantio, de convívio e recreação para a comunidade. \"Esta terá a sua primeira fase de implantação no próximo ano, quando concluirmos parte da infraestrutura urbana\", fala.

Desde o primeiro semestre deste ano, é possível observar que obras ocorrem na faculdade. Com R$ 50 milhões de investimentos no total, de acordo com Tognon, a previsão de conclusão desta etapa é para o início de 2010.

\"As obras em curso hoje na Cidade Universitária compreendem a execução da infraestrutura urbana sul, com todas as redes subterrâneas (telefonia, elétrica, água, lógica e comunicação), a construção dos laboratórios didáticos e de pesquisa (6 mil metros quadrados) e a execução inicial do reservatório de água potável (uma grande estrutura de quase 40 metros de altura, próxima à Avenida Pedro Zaccaria). Em breve, será iniciada a implantação de toda a iluminação urbana do campus na sua área sul\", relata.

Segundo o assessor, também serão construídos em breve o Restaurante Universitário e um novo prédio de sala de aulas. \"Há um plano diretor que prevê a construção do prédio administrativo, sala dos professores, da biblioteca e de toda a área esportiva\".

Criada em março de 2009, a FCA oferece formação nas áreas de Engenharia de Produção, Engenharia de Manufatura, Nutrição, Ciências do Esporte, Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Políticas Públicas e Gestão de Empresas.

A capacidade física foi projetada para atender 4 mil alunos, 150 professores e 80 funcionários.

Jornal de Limeira