> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
USP: para alunos de escolas públicas terem bônus


Folha de São Paulo - 20.10.09

Não é preciso gabaritar na USP para ter 6% em antigo bônus do Enem

RICARDO GALLO
da Folha de S.Paulo

O aluno de escola pública não precisará acertar todas as questões da primeira fase da Fuvest para obter os 6% do bônus criado para substituir o uso do Enem. Com 80% de acertos já será possível conseguir o acréscimo máximo à nota. A fórmula foi definida na quinta-feira (16), em reunião do Conselho de Graduação da USP, e prevê bônus progressivos de 1,8% a 6%.

A regra beneficia até mesmo quem for mal na prova: o candidato da rede pública que acertar só 22 das 90 questões (ou 24%) da 1ª fase leva 1,8% a mais. A intenção da USP foi compensar a ausência do Enem no vestibular. Sem o exame, seria mais complicado o aluno de escola pública ser aprovado --no ano passado, 30% dos aprovados eram da rede pública.

Isso porque, embora tenha decidido manter o bônus de até 6%, a USP definiu que ele seria calculado com base em uma prova bem mais difícil que o Enem --a 1ª fase da Fuvest. Segundo a USP, quem acerta 100% do Enem, em geral, não tem o mesmo êxito na Fuvest.

É justamente essa distorção que a fórmula corrige. Ela dá ao candidato a mesma chance de obter os 6% do Enem. Segundo o cursinho Etapa, a medida deve ajudar a melhorar a nota, principalmente nas carreiras mais disputadas.

Pelas novas regras, fica mais fácil obter o bônus mínimo do que antes. Pelo Enem, o aluno teria que acertar quase metade da prova (48%) para conseguir 1,8% a mais na nota final. Agora, ele consegue bônus semelhante com 24% de acerto na primeira fase da Fuvest.

Folha de S.Paulo

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u640480.shtml

Folha de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader