Sexta-Feira , 29 de Março de 2024

Teatro Criança Ecológica: turnê pelo Estado de SP

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 20.10.09

Teatro Criança Ecológica faz turnê pelo Estado de São Paulo

Grupo itinerante terá apresentações gratuitas na capital e em outras 15 cidades paulistas

O Governo de São Paulo organizou uma série de apresentações teatrais sobre o meio ambiente na capital e no interior do Estado. Direcionado às crianças, o Teatro Criança Ecológica fará apresentações sobre temas relacionados ao meio ambiente com duração de aproximadamente 50 minutos. As próximas cidades a receber a peça são Paraguaçu Paulista e Avaré. Todas as sessões são gratuitas.

A trupe de atores, caracterizados como personagens da turma Criança Ecológica, viajarão para fazer 30 apresentações em cidades do interior paulista. "Por meio do teatro conseguimos envolver as crianças ainda mais na proteção do meio ambiente. É um momento mágico e divertido, que leva o aluno a aprender fora da sala de aula", afirmou o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano.

Os personagens da peça são baseados no livro "Criança Ecológica - Sou dessa turma!". Você conhecerá Frida Flor, que luta pela preservação das florestas; Bob Água, que cuida da limpeza dos rios; Fred Fauno, amigo dos animais; Max Limpo, que luta contra a poluição e Nika Valente, que faz um alerta para o aquecimento global. Há também os vilões: Dick Poluição, sujo e malvado com os animais; e Poli Vigarista, uma garota má e consumista.

Na peça, o Planeta Terra precisa de ajuda. Os vilões Poli Vigarista e Dick Poluição sujam a cidade, deixam as torneiras abertas, as luzes acesas e maltratam os animais. A turma da Criança Ecológica vai usar todos seus poderes para impedir os vilões de destruir o meio ambiente e mostrar a importância de cuidar do Planeta. O Teatro Criança Ecológica chega para dar vida aos personagens e às mensagens ambientais do projeto, assim envolvendo pais e crianças na proteção da natureza. Confira a lista completa de cidades que receberão a apresentação.

Projeto Criança Ecológica

Lançado em março de 2009 pelo Governo do Estado, o Criança Ecológica, que integra os 21 Projetos Ambientais Estratégicos, tem o objetivo de sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Agendas ambientais, determinadas por cores e temas - Azul, água, Verde, fauna e flora, Cinza, poluição, e Amarela, educação para a vida -, são os trajetos para interação com as atividades ambientais.

As escolas podem participar agendando uma visita a um dos espaços do projeto - Villa Ambiental, Verde Vivo, Bicho Legal, Água Amiga e Floresta Legal -, onde as crianças, por meio de atividades lúdicas, aprendem com a turma Criança Ecológica sobre a importância de proteger o meio ambiente.

A previsão é de que até dezembro mais de 13 mil alunos visitem os espaços pedagógicos do Criança Ecológica. O projeto já foi incorporado por 402 municípios do Estado de São Paulo e mais de 100 mil livros "Criança Ecológica - Sou dessa turma!" foram distribuídos na rede municipal de ensino. Confira mais informações sobre o projeto no site www.criancaecologica.sp.gov.br.

Evento: Teatro Criança Ecológica em Paraguaçu Paulista
Horário: 11h e 15h