> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 28 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Aluna da capital será embaixadora


Jornal da Tarde - 21.10.09

Aluna da capital será 'embaixadora'

Gabrielle foi selecionada entre 4 mil alunos no País para o programa Jovem Embaixador


Desde os 7 anos, quando começou a aprender inglês sozinha, ouvindo músicas e assistindo a filmes norte-americanos, Gabrielle Cavalheiro sonhava em fazer intercâmbio fora do País. Hoje, com 17 anos, a aluna da Escola Estadual Júlio Ribeiro, no Cursino, zona sul, foi a única da capital selecionada no programa Jovem Embaixador, que leva estudantes da rede pública de todo o Brasil para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

A diretora da Escola Estadual Júlio Ribeiro, Márcia de Lima, não esconde o orgulho em ter uma aluna embaixadora. “Temos ótimos alunos e ela é uma das melhores. Damos todo apoio educacional aos inscritos nesse programa”.

A viagem está marcada para janeiro de 2010. “É a realização de um sonho meu e da minha família. Ainda não caiu a ficha que vou viajar para o exterior”, diz a garota, que vai prestar vestibular para Relações Internacionais no fim deste ano. Aplicada, Gabrielle não se dedica apenas às aulas do 3º ano do ensino médio. À tarde, faz curso pré-vestibular - o Cursinho Popular da USP - e, duas vezes por semana, aulas de inglês. Aos domingos, a aluna vira a professora Gabrielle, trabalhando como voluntária no projeto Escola da Família. Ensina inglês para jovens e adultos entre 12 e 50 anos, nos níveis básico e intermediário.

O trabalho social era pré-requisito para ser um jovem embaixador, além das boas notas no colégio e do inglês fluente. “Há três anos me inscrevia no programa e não passava. Dessa vez, quase não acreditei quando chegou o resultado”, conta. Além de Gabrielle, no Estado de São Paulo foram selecionados Antônio Moreira, de General Salgado, Cíntia Granja, de Indaiatuba, e Júlia Cardoso, de Franca, cidades no interior.

No total, 35 alunos de todo o Brasil participam do programa, que teve este ano 4 mil inscritos. A primeira parada dos estudantes é em Washington, onde visitam escolas, participam de palestras com professores americanos e passeiam por pontos turísticos da capital. Depois, passam mais duas semanas em uma outra cidade (escolhida por sorteio), morando com uma família americana e frequentando um colégio local.

Todas as despesas, incluindo uma ajuda de custo para comprar roupas de frio, são pagas pelo programa.


http://txt.jt.com.br/editorias/2009/10/21/ger-1.94.4.20091021.27.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader