> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Maconha é a droga mais consumida por adolescentes


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 21.10.09

Maconha é a droga mais consumida por 67% dos adolescentes

Pesquisa revela ainda que 2% tiveram primeiro contato com drogas aos 7 anos

Segundo levantamento realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado à Secretaria da Saúde, a maconha é a droga mais consumida pelos adolescentes que estão na faixa dos 12 aos 18 anos. O estudo mostra ainda outro dado alarmante: 2% dos adolescentes em tratamento experimentaram entorpecentes aos sete anos.

A pesquisa foi feita com base nos atendimentos realizados entre 2007 e 2009, com 112 jovens, e mostra que 59% dos usuários têm idades entre 14 e 16 anos. Quase a totalidade deles, 90%, é do sexo masculino. A maioria dos entrevistados, 67%, citou a maconha como droga mais consumida.

"Quanto mais cedo os jovens iniciam o contato com as drogas, mais eminente é o risco de desenvolverem dependência. Sem falar dos danos cerebrais que podem ser causados em uma fase essencial para a formação de muitas células. O resultado da pesquisa preocupa e serve de alerta para os pais, que devem permanecer alertas", afirma Luizemir Lago, diretora do Cratod.

A pesquisa também mostra que o crack e a cocaína estão empatados em segundo lugar na preferência dos adolescentes. Os inalantes aparecem em terceiro lugar com 4% da preferência, seguido do álcool e mesclado, ambos com 3%, e do tabaco com 2%.

Tratamento gratuito

O Governo desenvolve diversas ações para promover a saúde, prevenir e tratar problemas provocados pelo uso de drogas. Entre elas, está o Cratod, órgão que coordena e implanta políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado no bairro da Luz, na capital paulista, o Cratod oferece atendimento multidisciplinar. A equipe é formada por médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, entre outros profissionais, que atende e acompanha o paciente desde a desintoxicação até o resgate da sua auto-estima.

O Centro fica localizado na Rua Prates, 165, Bom Retiro.

Secretaria da Saúde

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205513&c=6&q=Maconha+é+a+droga+mais+consumida+por+67+dos+adolescentes

Secretaria da Saúde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader