> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Como funciona a fisiologia circulatória


g1.com.br - 23.10.09

Como funciona a fisiologia circulatória

Professor explica a diferença entre pressão hidrostática e osmótica.

Ele ainda comenta o funcionamento do sistema linfático.

Do G1, em São Paulo

Numa aula em vídeo, Hélio Garcia Apostolo, professor de biologia na unidade Madureira 3 do Sistema Elite de Ensino, no Rio de Janeiro, explica o que é fisiologia circulatória e como a célula libera substâncias para o sangue e vice-versa.


“Quando o sistema circulatório chega no tecido, na área capilar, temos a força do sangue na parede do vaso, que se chama pressão hidrostática. A força é tão grande que ele extravasa, sai do capilar e inunda todos os tecidos. A troca, então, ocorrerá dentro dessa inundação.”


Ele explica que, à medida em que o sangue extravasa, a pressão hidrostática cai dentro do sistema vascular, e uma outra força entra em ação, que é a pressão osmótica.


“O sangue, por perder água, vai estar mais concentrado e vai começar a puxar a água de volta. Vamos observar um fenômeno interessante. Na área de entrada do sangue no sistema arterial, a pressão hidrostática será maior do que a pressão osmótica. Porém, na hora em que o sangue está saindo do sistema, a pressão hidrostática será menor do que a osmótica.”


Apostolo afirma que a pressão hidrostática é infinitamente mais forte do que a osmótica, “o que significa dizer que nem todo plasma que saiu vai retornar”. Por isso, existe um sistema de drenagem, que é o linfático, que tem como finalidade drenar o excesso de plasma que ficou retido.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1351476-5604,00.html

g1.globo.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader