> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Segunda-Feira , 26 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Escolas economizam 70 milhões de litros de água


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 23.10.09

Escolas economizam 70 milhões de litros de água/mês com programa da Sabesp

Programa Puras promove o consumo consciente da água

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo já economizou 70 milhões de litros de água por mês, desde junho de 2008, com o Programa de Uso Racional da Água (Pura), da Sabesp. Hoje, 644 escolas públicas da capital já aderiram ao programa, que contribui para preservar o meio ambiente ao estimular a redução do consumo de água.

Com esses 70 milhões de litros de água economizados (uma redução mensal média de 37%), a Sabesp tem água suficiente para abastecer mais de 16 mil pessoas.

Ao todo, 1.299 imóveis ligados à Secretaria de Educação da capital irão aderir ao Pura até 2010. Pelo programa, a Sabesp realiza pesquisa e correção de vazamentos, programas de educação ambiental, gestão do consumo de água via internet (telemedição) e troca de equipamentos comuns por aparelhos denominados de economizadores.

No caso das escolas da rede municipal de ensino de São Paulo, a Sabesp
também lançou dois manuais com foco específico e didático. Um deles mostra aos professores como ensinar os alunos a consumir água de forma consciente, introduzindo o assunto em sala de aula em cada disciplina. Todas as escolas receberão as cartilhas.

Redução de tarifa

Das 644 escolas municipais, 504 também já contam com o Contrato de Tarifação para Entidades Públicas, que dá direito a 25% de desconto na conta de água. Para ter o benefício, a instituição precisa ter economizado
pelo menos 10% no consumo de água - e manter esse patamar.

Nessas 504 escolas, a redução do consumo de água fez ainda mais diferença na hora de pagar a conta: cada uma economizou, em média, R$ 2.000 por mês. Outras 100 instituições de ensino deverão assinar o contrato de tarifa reduzida da Sabesp nos próximos meses.

O programa

O Programa de Uso Racional da Água foi criado pela Sabesp em 1996 para promover mudanças culturais e tecnológicas visando à redução do consumo de água e para conscientizar a população no que diz respeito à escassez deste recurso natural.

Ao todo, o programa está presente em 950 imóveis públicos e privados no Estado de São Paulo e gerou economia mensal de 210 milhões de litros de água - suficiente para abastecer uma cidade de 46 mil habitantes. A lista com mais dados desses imóveis está no site www.sabesp.com.br, no link Uso Racional da Água.


http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205569&c=6&q=Escolas+economizam+70+milhões+de+litros+de+água/mês+com+programa+da+Sabesp

SABESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader