> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 01 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Bolsa Alfabetização: inscrições para universidades


Secretaria de Estado da Educação - 23.10.09

Bolsa Alfabetização abre inscrições para universidade de todo Estado

Instituições têm até 16 de novembro para se inscrever no programa que oferece bolsa-auxílio de R$ 500

A Secretaria de Estado da Educação está com as inscrições abertas para universidades de todo o Estado interessadas em participar do Projeto Bolsa Alfabetização, iniciativa do Programa Ler e Escrever que leva um segundo professor à sala de aula do 1º ano do Ensino Fundamental.

"Os professores auxiliares têm a chance de vivenciar o processo de ensino e podem oferecer sugestões para melhorar a aprendizagem dos estudantes. Este projeto provoca diálogo entre a universidade e a escola pública", afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Podem participar universidades públicas ou privadas que ofereçam cursos superiores presenciais de Pedagogia, com habilitação para magistério de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, ou letras, com habilitação para o magistério. Em ambos os casos, os alunos devem cursar a partir do segundo semestre.

As universidades conveniadas devem cumprir uma série de exigências, além de apresentar um plano de trabalho que será desenvolvido pelos alunos universitários com os estudantes da rede estadual. O Ler e Escrever define pagamento mensal à universidade participante de R$ 500,00 por classe atendida (por professor).

O convênio tem duração de um ano e, periodicamente, poderá ser renovado, dependendo do interesse da instituição de ensino e da avaliação feita pela Secretaria da Educação.

Para se inscrever no projeto as universidades devem procurar a Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão da Secretaria com sede na capital - avenida São Luís, 99, 15º andar - centro - das 8h30 às 17h (segunda a sexta-feira). Ou pelo site http://escolapublica.fde.sp.gov.br . Atualmente, a Secretaria conta com 84 instituições de ensino conveniadas.

O Ler e Escrever é um amplo programa da Secretaria para garantir alfabetização dos alunos de 1ª a 4ª séries. Além do segundo professor, oferece reforço e materiais específicos para uso em sala de aula.



http://www.educacao.sp.gov.br/

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader