> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Os melhores trabalhos de pesquisa de alunos


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 29.10.09

Alunos da rede estadual concluem primeiro programa de pré-iniciação científica da USP

Estudantes receberam bolsa de estudo e desenvolveram atividades nos laboratórios da USP

A Universidade de São Paulo (USP) e a Secretaria de Educação vão premiar nesta quinta-feira, 29, os melhores trabalhos de pesquisa realizados por alunos do ensino médio da rede pública, que participaram do primeiro ciclo do Programa de Pré-Iniciação Científica, realizado nos campi da USP.

Durante um ano, 380 estudantes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de 55 escolas da rede estadual - selecionados pela Secretaria da Educação - receberam bolsa de estudo e desenvolveram atividades de pesquisa nos laboratórios da USP, nas áreas de ciências exatas, humanas, biológicas e agrárias.

Esses trabalhos serão expostos na forma de pôsteres. Os autores dos projetos pré-selecionados ainda vão participar de mesas de discussão. Ao final, serão premiados os oito melhores trabalhos de pesquisa, ou seja, o primeiro e o segundo colocados de cada área. "Estamos despertando e incentivando o interesse dos jovens pela atividade de pesquisa científica nos diferentes campos do saber, auxiliando nossos estudantes a definir seu futuro profissional", afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.

A pró-reitora de Pesquisa da USP, Mayana Zatz, diz que o objetivo foi dar a oportunidade aos alunos de vivenciar o ambiente universitário, participar de projetos de pesquisa, desenvolver o espírito crítico e a curiosidade científica. "Os depoimentos dos alunos, ao encerrar o primeiro ano, mostram que os resultados foram além do esperado. Muitos já se sentiam premiados por participar do projeto. Eles se sentem mais confiantes e preparados para enfrentar novos desafios. Eles agora acreditam que poderão fazer parte de uma universidade como a USP, uma meta que antes parecia inatingível", afirma.

O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Marco Antonio Zago, vai anunciar a continuidade do programa em 2010, quando serão oferecidas outras 400 bolsas.

Sobre o programa

Lançado em setembro de 2008, o Programa de Pré-Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa da universidade e conta com apoio da Secretaria da Educação.

A proposta do programa é oferecer a alunos de escolas da rede estadual do 1º e 2º ano do Ensino Médio, com idade entre 15 e 18 anos, a oportunidade de entrar em contato com procedimentos e metodologias adotadas em estudos científicos de diversas áreas do conhecimento.

Em outubro de 2008, estudantes de 55 escolas públicas foram selecionados e participaram de 160 projetos de pesquisa de 35 unidades da USP, nas cidades de São Paulo, Lorena, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos. Os trabalhos foram supervisionados por 260 pesquisadores da universidade e mais de 60 professores das escolas da rede. Os estudantes e educadores receberam uma ajuda de custo no valor de R$ 150,00 mensais.

Cada aluno teve o compromisso de dedicar oito horas semanais ao programa. Nas férias e em períodos de recesso escolar, os trabalhos ganharam continuidade com 16 horas por semana.

A seleção dos alunos foi realizada pela Secretaria da Educação, que teve como critério o desempenho escolar dos estudantes.

Da USP e da Secretaria da Educação

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205672&q=Alunos+estaduais+concluem+1º+programa+de+pré-iniciação+científica+da+USP

USP e Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader