> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Exposições: Palácios Boa Vista e do Horto


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 30.10.09

Visite as exposições dos Palácios Boa Vista e do Horto no feriado


Palácio dos Bandeirantes terá nova exposição a partir do dia 6

Aproveite o feriado do dia 2 de novembro e visite as exposições dos Palácios do Horto, na Capital e Boa Vista, em Campos do Jordão. Confira!

No Palácio do Horto, residência de verão do governo paulista, acontece a mostra "Arte Francesa na História dos Palácios". Algumas das obras expostas são provenientes do Palácio dos Campos Elíseos - sede do governo paulista de 1912 a 1964. O visitante poderá conhecer obras de Joseph Bail, Marie Gabriel Biessy, Nicolas L. Albert Delevere, Pierre Joseph Dreus Dorcy e artistas brasileiros que estudaram e viveram em Paris, como Cícero Dias e Décio Rodrigues Villares. São obras produzidas por artistas franceses e brasileiros dos séculos XIX e primeiras décadas do XX.

Duas exposições em Campos do Jordão

O Palácio Boa Vista promove duas exposições: Tarsila em Família e Campos do Lobato. A mostra cinco obras de Tarsila do Amaral que estiveram expostas na Espanha: "Operários, Religião Brasileira, Calmaria II, Retrato de Mário de Andrade, Auto Retrato". As obras pertencem ao Acervo dos Palácios do Governo de São Paulo. "Operários", de 1933, é uma das mais importantes da artista e ícone do Modernismo brasileiro.

Já a exposição Campos de Lobato resgata as suas raízes do escritor Monteiro Lobato e suas relações com o Vale da Paraíbal e a Serra da Mantiqueira. A mostra reúne pela primeira vez um conjunto de desenhos e fotografias de Taubaté, Areias e Campos do Jordão, de sua autoria.

A mostra é dividida em três blocos; na entrada, o visitante conhecerá os registros que Lobato fez sobre Vale e a Mantiqueira por meio de suas aquarelas, bicos de pena e fotografias. O segundo é uma recriação livre do gabinete de trabalho do homem de ação com destaque para seu engajamento nas campanhas para modernizar o Brasil. O espaço revela também, por documentos originais e primeiras edições de seus livros, o escritor para adultos e crianças, sua faceta mais conhecida. O último bloco apresenta obras do acervo dos Palácios do governo e traz de volta a polêmica de Monteiro Lobato com os modernistas da Semana de 22. Serão exibidas obras de Anita Malfatti, Victor Brecheret e Tarsila do Amaral.

Astronomia

A partir do dia 6 de novembro, começa no Palácio dos Bandeirantes a exposição Ampliação do Olhar no Ano Internacional da Astronomia. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), O ano de 2009 celebra a astronomia e suas contrições para a sociedade e a cultura globais.

A mostra tem por objetivo promover o diálogo ciência/arte e reúne obras de de Tarsila do Amaral, Caciporé Torres, Benedito Calixto, Darel, Valença, Pancetti, Mário Gruber Manabu Mabe, Aldo Bonadei, Antonio Henrique Amaral, Francisco Rebolo, Alberto, Guignard, Gregório Gruber, Fernando Pascual Odriozola e Carlos Araújo, entre outros artistas.

Serviço

Palácio dos Bandeirantes
Avenida Morumbi, 4.500 - Morumbi
Horário de visita: de 3ª a domingo das 10 às 17 horas (de hora em hora)Atendimento para grupos acima de 10 pessoas por agendamento prévio
Entrada franca
Telefone: (11) 2193-8282
Mais informações: www.acervo.sp.gov.br

Palácio Boa Vista
Avenida Adhemar de Barros, 3.001- Alto da Boa Vista- Campos do Jordão
Horário de Visita: de 4ª a domingo e feriados das 10 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Entrada: R$ 5,00
Entrada franca para alunos de Escolas Públicas e Entidades Assistenciais (com autorização prévia) e crianças até 10 anos
Meia entrada para maiores de 60 anos e estudantes (mediante apresentação de carteira escolar)
Agendamento pelo telefone (12) 3662-1122 ou pelo fax (12) 3662-2966
Quando da presença de hóspedes oficiais, a área de visitação será restrita e o visitante pagará meia entrada

Palácio do Horto
Rua do Horto, 931 - Horto Florestal
Horário de visita: de 4ª a domingo, das 9 às 15 horas, de hora em hora
Grupos a partir de 10 pessoas
Agendamento prévio: www.acervo.sp.gov.br
Informações: monitoria@sp.gov.br
T

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=205702&c=6&q=Visite+as+exposições+dos+Palácios+Boa+Vista+e+do+Horto+no+feriado

Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader