> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Segunda-Feira , 26 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Estudo: preconceito contra educação à distância


estadão.com.br - 03.11.09

Estudo revela preconceito contra educação à distância

Mais de 18 mil alunos já fizeram queixas, aponta levantamento.
Há dificuldade para conseguir emprego e registro profissional.

Da Agência Estado


Mais de 18 mil alunos de cursos de educação à distância de instituições particulares e públicas sofreram preconceito por terem optado por essa modalidade de ensino, aponta levantamento feito pela Associação Brasileira de Estudantes de Ensino a Distância (ABE-EAD). A entidade recebe as denúncias desde 2007.



São casos de discriminação por alunos de cursos presenciais, dúvidas dos empregadores sobre a validade dos cursos - mesmo os autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) -, dificuldades para conseguir estágio, para obter o registro profissional e fazer inscrição em concurso. Atualmente há no Brasil mais de 2,6 milhões de alunos em 1.752 cursos, segundo o Censo de Educação a Distância.





Reconhecimento

No início do mês, a ABE-EAD entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Conselho Nacional do Ministério Público. Por meio da resolução nº 40, de maio deste ano, o órgão dizia que só diplomas de cursos presenciais seriam aceitos para o Ministério Público (MP). A conclusão deve sair nas próximas semanas.

Além do conselho, outros órgãos vêem problemas no ensino a distância. É o caso do Conselho Federal de Serviço Social, que não apoia a modalidade. A dificuldade para estágio é, segundo a presidente da entidade, Ivanete Boschetti, culpa da estrutura da educação a distância, que prioriza a \"quantidade em vez da qualidade da formação\". \"O mercado não absorve esse número de estagiários.\"

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1364452-5604,00.html

Agência Estado

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader